AutoStitch – Criando fotos panorâmicas rapidamente

Se você é daqueles que gosta de fotografias, certamente já pensou em fazer fotos panorâmicas com qualidade.

Para nós, meros mortais que não possuem câmeras avançadas, existe algumas opções de programas que fazem a montagem de várias fotos tiradas em sequência para que seja montado um panorama da cena. Dentre os programas que utilizei, o melhor deles foi o AutoStitch, um pequeno programinha bem leve que faz o trabalho com uma perfeição extrema.

Veja, por exemplo, essa foto criada pelo programa à partir de 4 fotos tiradas através de meu celular:

Estou impressionado com a qualidade da imagem final e com a perfeição com que a foto foi montada para criar o panorama com perfeição.

A utilização do programa é bastante simples. Após efetuar o download do programa na página do desenvolvedor basta descompactar o arquivo e abrir o programa pois ele não precisa sequer de instalação. Com o programa aberto, basta clicar em “File >> Open” e escolher as imagens que deseja agrupar para formar o panorama. Assim que você abre os arquivos no programa, automaticamente o programa começa a fazer os cálculos para encaixar corretamente as imagens e a imagem é gerada na pasta onde se encontram as fotos originais com o nome “pano.jpg”. O processament demora apenas alguns segundos e, no caso da foto acima, só precisei recortar as “sobras” da foto para deixa-la retangular.

Para que você tenha um melhor resultado final de suas imagens é recomendável a utilização de um tripé para fazer as imagens com sua câmera digital. No exemplo acima não utilizei tripé, até porque meu celular não tem encaixe para tripé e as fotos foram feitas “à mão livre” e mesmo assim o resultado final ficou muito bom.

A versão do programa disponibilizada no site para download é DEMO, porém não encontrei qualquer limitação no programa. Caso alguém encontre alguma limitação basta informar aqui nos comentários desse post.

Link: http://www.cs.ubc.ca/~mbrown/autostitch/autostitch.html

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.