O que é um Sistema Operacional?

Estava lendo um post do Meiobit (Browsers não são sistemas operacionais, ok?) e achei o post brilhante pois lá é explicado rapidamente a diferença entre um navegador e um sistema operacional. Ao ler o post, me lembrei das minhas boas e velhas aulas de IPD – Introdução ao Processamento de Dados que, aliás, sabe-se lá porque cargas d’agua foram extintas dos cursos de hoje em dia (é isso mesmo, dinossauro, hoje os alunos não aprendem da forma que você aprendeu). Então vou tentar explicar aqui, da forma mais simples possível o que é um sistema operacional.

Pra início de conversa, você já deve ter notado que o seu computador não é o seu monitor e sim o conjunto de hardware (placas, monitor, teclado e tudo que você pode tocar) e que, para que o seu computador funcione, você precisa de um software (programa) para poder interagir com ele. O sistema operacional é justamente este programa que vai fazer com que você possa interagir com a máquina, é o programa que vai fazer a sua placa de vídeo exibir uma imagem ou mostrar aquele jogo sensacional que você comprou.

Vou desenhar pra ficar mais fácil:

sistema_operacional_01

Então, a coisa funciona assim: Você dá um comando para o sistema operacional e ele é o responsável por passar o seu comando para que o computador (hardware) execute o que você pediu. E o inverso é o mesmo. Você pede alguma coisa, o sistema operacional traduz este pedido em linguagem de máquina para que o computador entenda, o computador executa a função e retorna a saída deste comando para o sistema operacional novamente traduzir para você em algo que você possa ler ou entender.

Aí você deve estar se perguntando: “mas eu não trabalho diretamente no computador, fazendo tudo diretamente no hardware?”. Sim, jovem gafanhoto, mas acontece que o sistema operacional está dentro do computador, por isso que você dá os comandos diretamente no computador. Acontece que, você querendo ou não, é o sistema operacional que está interpretando tudo isso e transformando em código de máquina para que as placas do computador possam entender e trabalharem a seu favor.

Vou desenhar novamente:

sistema_operacional_02

Agora as coisas estão ficando mais claras? Essa coisa cheia de janelinhas que aparece aí na sua tela é o sistema operacional.

Vamos dar nome aos bois?

O sistema operacional mais utilizado hoje em dia é o Windows e ele possui várias versões: Windows 3.11 (já falecido), Windows 9x/Me (o bisavô), Windows XP (provavelmente o que você utiliza) e Windows Vista (o que ninguém quer). Existem outras variações direcionadas para uso em rede, que não vem ao caso aqui.

Existem também outros sistemas operacionais que você pode utilizar em seu computador como o Linux nas suas mais variadas formas (Slackware, Ubuntu, Fedora, Mandriva, etc, etc, etc, etc.) e alguns outros sistemas que não são tão amigáveis para o uso diário.

Cada sistema operacional possui suas particularidades e são indispensáveis para o uso do computador. É possível também que você tenha vários sistemas operacionais no computador, mas só poderá executar um de cada vez. Por exemplo, você pode ter instalado em seu computador o Windows XP e o Ubuntu Linux. Assim que você liga o computador, deverá escolher qual deverá inicializar.

Então tudo que eu faço em um computador, é no sistema operacional?

Não, jovem gafanhoto. O sistema operacional é apenas o “tradutor dos seus desejos” o restante das funções quem executa são softwares (programas) que trabalham juntamente com o sistema operacional. Um exemplo claro disso é o browser que você está utilizando para ler este post (ou o programa agregador de feeds se for o caso).

O sistema operacional já vem pré-configurado com uma série de programas para que você execute várias tarefas ou utilize o seu computador para diversão, logo, o sistema operacional além de traduzir os seus desejos para que o computador funcione, ainda serve de base para que outros programas funcionem corretamente no seu computador e possam executar as mais variadas funções. Por isso que quando queremos fazer algo “diferente” em nossos computadores, precisamos instalar programas auxiliares para essas tarefas.

Esse post vai ficando por aqui. Caso você não tenha entendido alguma coisa ou tenha alguma coisa a acrescentar a este assunto, sinta-se a vontade para postar nos comentários.

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.

  • http://www.pixelcomcafe.com Anderson Nascimento

    Parabéns pelo post Guilherme !!!

    Bem explicado !!!

    AN :)

  • Rosa

    Adorei!!!!!!!!!!!!!!!
    Estava pesquisando sobre o assunto, mas não conseguia entender.
    A linguagem aqui colocada foi muito clara
    Muitíssimo OBRIGADA.

  • Gustavo

    Não entendi nada que vc tentou me passar…
    Eu não achei a mensagem clara e nem objetiva!!!

    • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

      Caro Gustavo, obrigado por sua sinceridade. Eu tentei explicar de uma forma bem simples e cara sem muitos termos técnicos para que os usuários leigos pudessem entender melhor. Talvez a explicação técnica seja a mais adequada ao seu caso. Dê uma olhada na página da Wikipedia pois lá explica de forma bem detalhada o que é um sistema operacional e como ele funciona. O link é este: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional

  • mary

    esse progra é um barato mesmo, alem de ser legal é bem imterssante fazer pequisas nele encontramos muitas infomaçãe e tudo que procuramos de verdaed adore esse site.bjss e abraços mari …..sem commentarios

  • mary

    esse progra é um barato mesmo, alem de ser legal é bem imterssante fazer pequisas nele encontramos muitas infomaçãe e tudo que procuramos com mas claresa.De verdade adore esse site , aqui encotre as palavras bem infomativas.

  • jose carlos alves teixeira

    Eu fiz várias pesquisas sobre este assunto: O que é Sistema Operacio
    nal e Para que Serve? L i tantos enunciados imcompletos, este é nota 10
    Muito completo e simples de ler.