SpeedStream 4200 Roteando via USB e Ethernet (LAN RJ-45)

siemens4200g Hoje passei por uma necessidade que eu pensei que fosse um bicho de sete cabeças. Precisei configurar um modem Siemens SpeedStream 4200 como roteador utilizando as portas Ethernet (LAN RJ-45) e USB. O modem já estava configurado para roteador utilizando a porta Ethernet (LAN RJ-45) mas nunca havia instalado esse modem via USB.

Pra começar, no CD da Brasil Telecom não vem o driver do modem, ou, se vem, tem que ser instalado junto com um monte de parafernálias que eles mandam junto. Maravilha isso, não? Você compra o modem e é obrigado a instalar do jeito que eles querem. Isso teoricamente falando, pois ao acessar o site da Siemens, encontrei o modem e o driver para download.

Fiz o download do driver, conectei o modem, instalei o driver e pronto. Tudo funcionou sem ter que mexer em nenhuma configuração do modem. Simples assim.

O interessante é que eu havia feito uma busca na internet à respeito de rotear o modem para utilizar as portas Ethernet e USB e não encontrei a resposta em nenhum lugar. Alguns até diziam que era impossível isso, que para utilizar as duas portas, só funcionaria em modo Bridge. Terrível, terrível… tão simples fazer as coisas funcionarem.

Mais uma vez repito… o melhor lugar para procurar drivers é no site do fabricante.

Só pra constar, aqui está o driver USB do modem.

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.