Navegar na Internet nunca foi tão perigoso

Navegar na Internet nunca foi tão perigoso

Se tem uma coisa que incomoda pra caramba é ter o computador invadido por pragas virtuais que aparecem no meio da instalação de outros programas. Infelizmente esse tipo de prática tem sido bastante utilizada por empresas de cunho duvidoso que insistem em empurrar no usuário programas como o Baidu, PSafe e outras pragas que, além de não fazerem nenhum bem real para o computador, acabam por deixa-lo muito mais lento e travando, na maioria das vezes.

Cada empresa faz o tipo de marketing que quiser, mas eu não posso considerar como algo legítimo a instalação de um software no computador de uma pessoa sem o seu consentimento claro e expresso.

A grande porta de entrada desse tipo de programa é, sem sombra de dúvidas, os instaladores automáticos fornecidos por sites de download, dentre eles o Baixaki, Superdownloads e outros mais. É certo que essas empresas precisam gerar renda para manter os seus negócios funcionando, mas mais uma vez questiono aqui a legitimidade da instalação de softwares alheios no computador do usuário que, no geral, possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre o que estão fazendo.

Outro grande culpado da disseminação dessas pragas é o próprio usuário, que prefere a comodidade de procurar o aplicativo que deseja instalar através de um site de terceiro, ao invés de ir diretamente na página oficial do desenvolvedor. Além de não tomar o cuidado de fazer o download do programa no site oficial, o usuário, no auge de sua miopia, acaba optando pelo famoso “next, next, next” na hora de instalar um programa em seu computador ao invés de prestar atenção em todos os passos da instalação, onde geralmente é informado de que ele próprio está concordando com a instalação de verdadeiras pragas virtuais em seu computador.

Pois bem, a Vacina Contra Pragas Virtuais é apenas uma pequena gambiarra que não irá impedir que sejam instalados esses programas em seu computador, apenas irá impedir a execução deles e os manterá instalados para futura remoção.

A utilização da vacina é bem simples. Basta fazer o download do arquivo, descompactá-lo e clicar duas vezes no arquivo “vacina-pragas-virtuais.reg”, que nada mais é do que um arquivo de registro onde há o nome dos principais executáveis que “contaminam” o computador do usuário. Para fazer o download da vacina, clique no link abaixo:

Depois de fazer o download, descompacte o arquivo e dentro da pasta descompactada, clique em “vacina-pragas-virtuais.reg” e você verá a seguinte tela:

vacina-malwares-01

Quando essa tela aparece, basta clicar em “Sim” e aparecerá então a seguinte tela:

vacina-malwares-02

Isso significa que a vacina foi aplicada corretamente ao seu sistema.

Basta agora que você reinicie o computador para que você fique livre, pelo menos em partes, dos programas indesejados que foram instalados no seu computador sem o seu expresso consentimento.

Um dica muito importante é sempre fazer o download dos programas que você deseja instalar diretamente do site oficial do desenvolvedor. Não utilize, em hipótese alguma, sites de terceiros como o Baixaki, Superdownloads e outros que invariavelmente tentarão instalar em seu computador, além do programa que você deseja, alguns outros programas que certamente não farão nenhum bem à saúde do seu sistema operacional.

Vale lembrar que essa não é uma solução definitiva e irei mantê-la atualizada ao máximo possível, sempre procurando por novas pragas que acabam por atrapalhar o bom uso do computador. Caso o seu computador esteja muito lento ou com outras pragas virtuais, procure um técnico de sua confiança. Dê preferência à técnicos com experiência e evite os “formatadores de computador” que são outro tipo de praga que existe em qualquer lugar. Falarei sobre esse assunto em outro post.

Caso a vacina não funcione para todos os programas indesejáveis instalados em seu computador, deixe o nome do programa nos comentários e, se possível, o nome do arquivo executável. Terei o maior prazer em atualizar essa vacina incluindo todos os programas possíveis.