ZemDroid – Custom ROM para o LG P698F (Optimus Net Dual)

zemdroid

ZemDroid deu nova vida ao LG P698F

O LG P698F é, sem sombra de dúvidas, um ótimo aparelho com Android. Suas configurações de hardware são bem acima da média para os smartphones na mesma faixa de preço e a única coisa que realmente me incomodou desde o início foi a questão do espaço interno para a instalação de aplicativos o que, claro, corrigi fazendo “root” no aparelho e utilizando o aplicativo Link2SD. O grande problema é que, após esse procedimento, o boot do smartphone ficou extremamente demorado e começaram a aparecer alguns reinícios inesperados no meio de qualquer atividade.

O passo natural, claro, seria remover tudo e me contentar com a limitação de espaço interno no aparelho mas como aqui as coisas nem sempre são naturais, comecei a procurar ROMs alternativas para este aparelho o que logo se revelou um grande martírio, vez que o aparelho não é muito popular em lugar algum do mundo, incluindo o Brasil, o que faz com que poucos desenvolvedores tenham interesse em fazer qualquer coisa por esse aparelho.

Encontrei uma versão pré-alfa do CyanogenMOD disponibilizada por russos mas, logo de cara dispensei-a pois nessa versão pré-alfa nada funciona direito e, além do mais, não tem o idioma Português do Brasil disponível para uso. Foi aí que me deparei com a ZemDroid.

ZemDroid é uma ROM customizada a partir da ROM original disponibilizada pela LG (a mesma que vem no seu aparelho quando sai da loja) e que um brasileiro resolveu dar uma turbinada nela, tornando o uso do smartphone muito mais agradável e com uma coleção de recursos muito interessantes.

Logo depois de instalar a ROM percebi que o desempenho do aparelho melhorou e MUITO. O aparelho que já apresentava um ótimo desempenho, ficou ainda melhor após a aplicação dessa ROM customizada e só isso já é um ótimo motivo para utiliza-la.

Uma das personalizações aplicadas foi a adição de um novo launcher ao sistema, o “Nemus Launcher”. De início achei que isso seria extremamente desnecessário pois é de conhecimento geral que um smartphone Android com 2 launchers costuma ficar bastante pesado e extremamente lento em algumas tarefas. Para a minha surpresa o Nemus Launcher é muito, mas muito leve mesmo e quando se está utilizando ele o manuseio da interface do aparelho fica muito mais fluida do que com o launcher padrão da LG. Descobri também que grande parte dos travamentos que aconteciam com o aparelho antes da aplicação da ROM bem como o travamento do teclado Swype aconteciam justamente por causa do launcher padrão da LG que, por algum motivo, não se dá muito bem com grande parte das aplicações que utilizo como Twitter, Google Plus e, principalmente, o Swype.

Como nem tudo são flores, logo vi que um recurso estava “faltando” depois que coloquei o Nemus Launcher como padrão no sistema: a tela de bloqueio não funcionava de jeito nenhum. Encontrei a solução para este problema deixando o launcher da LG como padrão e utilizando o aplicativo Launcher Switcher que nada mais é do que um aplicativo para que você possa alternar os launchers a qualquer momento. Segue abaixo o link para download:


logo-app
Launcher Switcher
개발자
0   
pulsante-google-play-store
pulsante-appbrain
qrcode-app

Outra agradável surpresa nessa ROM é que ela já possui o aplicativo Link2SD instalada por padrão, facilitando muito a vida de quem precisa utiliza-lo, ou seja, facilitando a vida de todo mundo que possui esse smartphone.

Além do Link2SD, a ROM vem com outros aplicativos pré-instalados que facilitam muito a vida do utilizador, inclusive o FlashPlayer que é um aplicativo que ninguém deveria utilizar em seus smartphones pelo simples motivo de ele ser um consumidor voraz da bateria do smartphone ao ser utilizado, ou seja, sempre que você visitar uma página web ou qualquer aplicativo que faça uso dos recursos do FlashPlayer, a sua bateria estará escorrendo por suas mãos e não há nada que você possa fazer para removê-lo do sistema, pelo menos até o momento eu não encontrei nenhuma forma de removê-lo amigavelmente.

Para instalar a ROM basta seguir os passos descritos nessa página do fórum PlusGSM, que me parece ser o local oficial para a distribuição da ROM e suas discussões principais. Lembre-se de seguir à risca tudo que está ali descrito, fiz todo o procedimento em pouco menos de 1h, incluindo os downloads necessários, e tudo correu muito bem, porém, lembre-se de fazer tudo por sua conta e risco pois se algo der errado no meio do caminho e seu aparelho se tornar inutilizável, a garantia não cobrirá tal brincadeira e certamente você terá que morrer numa grana para que tudo volte ao normal. Tenha em mente também de que um backup é sempre bem vindo, então, assim que instalar o ClockWorkMod, faça um backup completo do seu aparelho, também conhecido como “nandroid backup” e servirá para que você restaure a sua ROM original caso não se familiarize com a ZemDroid ou simplesmente queira sofrer um pouco mais.

Não coloquei aqui os links para download da ROM e nem o procedimento para instalação pois acompanhar o tópico oficial mantido pelo desenvolvedor é sempre melhor pois lá você sempre encontrará a versão mais recente da ROM (que está em constante atualização) e também poderá ver o que outros usuários estão achando da ROM, inclusive os bugs reportados e resolvidos.

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...