tela do novo icq

"o-ou"

Até 1996 o máximo de conversas online que tínhamos com nossos amigos era através de redes de IRC (saudades) ou através dos famigerados bate-papo do UOL e bate-papo do Terra, mas naquele ano uma empresa formata por quatro jovens israelenses, a Mirabilis, lançaria no mês de Novembro o ICQ, a ferramenta mais fantástica para comunicação que existia para Windows.

E quando eu digo que o ICQ naquela época era fantástico, não estou exagerando. As conversas via ICQ eram instantâneas! Não dependia de redes e mais redes truncadas por todo o mundo fazendo com que as suas mensagens chegassem, às vezes, com minutos de atraso, bastava apertar Enter (ou Ctrl+Enter) e a mensagem estava lá, na tela do computador da outra pessoa. Isso em tempos de internet discada era praticamente mágica!

Pois bem, o que ocorreu foi que o ICQ fez um tremendo sucesso e acabou por despertar o interesse de outras empresas em desenvolverem comunicadores instantâneos, então a toda poderosa Microsoft desenvolveu o horrendo MSN Messenger, empurrou instalado por padrão em cópias do Windows. Aliado a isso, temos o fato de nossa “querida” AOL (que tem o dom de Midas, só que ao inverso, ao invés das coisas virarem ouro, viram porcaria) ter comprado o ICQ e, mesmo com todo o sucesso do ICQ em mãos, resolveram continuar investindo pesado no horripilante AOL Messenger. Você já ouviu falar nele? Pois é.

Agora me parece que a AOL querendo correr atrás do prejuízo de ter deixado a galinha-dos-ovos-de-ouro-da-comunicação-online morrer, lançou uma nova versão do ICQ que está causando um certo burburinho na Internet por permitir a comunicação do software com outras redes sociais como Youtube, Facebook e Twitter.

Como sou um saudosista incurável, resolvi instalar o ICQ 7 e testar todos os seus recursos. Como nem tudo são flores na vida de Joseph, logo na instalação encontrei uma certa malandragem no ICQ. Sorrateiramente o programa de instalação tenta mudar o seu mecanismo de busca padrão, a sua página inicial e ainda por cima instalar uma barra de ferramentas do ICQ no seu navegador. Minha cara AOL, porque fizestes uma barbaridade dessas? Custa respeitar o usuário pelomenos uma vez na vida? Não coloque esse tipo de coisa escondido como estava, deixe o usuário decidir por livre e espontânea vontade se quer ou não modificar as configurações de seu navegador.

tela da instalação do ICQ 7

Olha o início do golpe

Para que as configurações do seu computador não sejam alteradas ao instalar o ICQ 7, você precisa clicar em “Personalizar instalação…”, o que, muitas vezes, acaba por confundir o usuário leigo que pensa que terá que fazer milhares de configurações ao escolher a instalação personalizada de algum arquivo. Ao clicarmos em “Personalizar instalação…” temos a seguinte tela:

tela de instalação do icq 7 com porcaria escondida

E eles ainda recomendam... tsc tsc tsc

Notem que ao abrir a opção de personalização da instalação, o usuário se depara com opções que não vão personalizar em nada a instalação do programa, irão sim modificar configurações previamente feitas no navegador do usuário, cometendo até a barbaridade de instalar uma barra de ferramentas do ICQ. O pior de tudo é que eles ainda recomendam a “instalação completa”, como se falassem “Olha, nós vamos mudar algumas coisas no seu computador, mas relaxa, é pro seu bem”.

Ok. ICQ 7 instalado, consegui configurar o Twitter e o Facebook na tal integração com as redes sociais e consegui até twittar através da interface do novo ICQ, mas passada a euforia de rever um lugar há muito esquecido, notei que o ICQ ficou meio careta e não evoluiu muito, a não ser pela cópia dos recursos presentes hoje em qualquer software de comunicação instantânea.

Continuarei utilizando ele por um tempo pra ver se encontro algum recurso interessante ou talvez reencontrar algum conhecido que esteja vagando pelo ICQ à procura de um flashback da adolescência. Caso alguém queria me encontrar por lá, meu UIN é 2472037.

Só pra saber… você ainda sabe o seu UIN de cabeça?