Desde que conheci o navegador Opera, em meados de 1997, virei fã incondicional desse browser que, já naquela época, apresentava recursos que só viriam a ser incorporados em outros browsers muito tempo depois.

A primeira coisa que me deixou fascinado pelo Opera foi a leveza (ele cabia em 1 disquete) e a rapidez com que ele abria as páginas. Isso em tempos de conexão discada era realmente um recurso que contava bastante. Enquanto seus concorrentes Internet Explorer e NetScape Navigator ocupavam de 4 a 10 disquetes, o Opera mostrava toda a sua leveza e eficiência.

A abertura de páginas no Opera sempre foi um show à parte. Tudo simples, leve, funcional e rápido! Ainda hoje é assim.

Vamos falar um pouco das funcionalidades do Opera:

Navegação em Abas: Ok… esse não é uma funcionalidade exclusiva do Opera, mas devo lembra-los que desde a sua primeira versão o Opera é assim, muito antes de qualquer outro browser implantar esse recurso, o Opera já estava lá, com tudo funcionando direitinho numa mesma janela.

Cliente de IRC: O Opera também conta um leve e prático cliente de IRC incorporado ao navegador. Pra quem não conhece, o IRC é uma rede de bate papo bem anterior ao MSN e que permite a conversação em salas “públicas” e janelinhas privativas onde só você e o interlocutor (e os IRCops) vêem as conversas. Bons tempos de IRC…

Cliente de E-mail (POP e SMTP): Tá aí um recurso que eu nunca utilizei no Opera. Prefiro utilizar o Mozilla Thunderbird que é um show. Mas o Opera também tem um.

Agregador RSS: O Opera tem um agregador de RSS também embutido no navegador. Simples e prático!

Gerenciador de Downloads: Esse é um recurso presente no Opera desde que eu o conheço. Muito útil principalmente pra quem não tem conexão banda larga e que ainda sofre com a Internet discada. Sim, ele permite o reinício de downloads, sempre suportou.

Cliente BitTorrent: De groja no gerenciador de downloads do Opera, vem um cliente BitTorrent bastante útil nos dias de hoje.

Recursos de Acessibilidade: Os recursos de acessibilidade do Opera são realmente fantásticos e variam desde a simples troca da folha de estilos de qualquer website até um leitor de tela e comandos de voz. Infelizmente a leitura de tela e os comandos de voz ainda são restritos à língua inglesa, mas funcionam muito bem.

Speed Dial: É um recurso novo do Opera e funciona mais ou menos assim: Você coloca algumas páginas no Speed Dial que tem os números de 1 a 9. Quando você abre o navegador ou quando você abre uma nova aba ele aparece. Ali ficam as páginas que você marcou como “favoritas” e basta um clique para abri-las. Caso você não queira abrir a página e saiba em que número você a colocou, basta digitar o número na barra de endereços e apertar <enter> que o navegador será direcionado para página correspondente ao número.

Como nem tudo são flores na vida de Joseph, a parte de Widgets do Opera é fraquíssima com poucas coisas úteis e que funcionam. Talvez seja a hora do Opera copiar um pouco dos outros.

Link: http://www.opera.com