Prey te ajuda a localizar notebook ou netbook roubado

Prey - Proteja o seu notebook

Os notebooks e netbooks estão cada vez mais populares e, juntamente com o aumento da quantidade desses aparelhos em circulação, aumentam também os roubos à esses aparelhos. Quem nunca ficou com receio de levar o notebook em algum lugar e ser assaltado?

Felizmente a tecnologia está aí para nos ajudar e agora podemos contar com um serviço bastante útil chamado “Prey”. O Prey é totalmente grátis e funciona da seguinte forma: você se cadastra no site (http://preyproject.com), baixa um programinha, instala no seu notebook ou smarphone (sim, já existe uma versão para Android) e o programa ficará sempre rodando em background. Caso o seu notebook ou smartphone seja roubado, basta você acessar o site, marcar o seu aparelho como roubado e aguardar que o larápio ligue o aparelho. Caso não haja conexão com a Internet disponível no aparelho, o programa automaticamente localiza algum ponto de acesso wi-fi aberto e envia os relatórios de estado. Nestes relatórios de estado, por padrão vão as seguintes informações: Data e hora do relatório, endereço IP válido de onde o relatório saiu, foto tirada pela webcam do aparelho e um screenshot da área de trabalho. Ainda é possível configurar um alarme sonoro que o notebook/netbook deverá disparar de tempos em tempos, porém eu não recomendo que isso seja feito para evitar que o ladrão suspeite de algo e formate o notebook.

O melhor ainda do programa é que ele funciona totalmente em background e, ao enviar os relatórios de estado, ele sequer abre alguma janela, tudo acontece de forma invisível pra quem está utilizando o notebook.

Veja abaixo alguns exemplos de fotos enviadas pelo Prey:

Foto de baixa qualidade enviada pelo Prey

Foto de baixa qualidade apresentada na página do relatório

Foto de melhor qualidade enviada pelo Prey

Foto de melhor qualidade enviada pela webcam

Como vocês podem notar, a qualidade da foto enviada pelo Prey vai depender muito da qualidade da webcam do seu notebook e, principalmente, da iluminação disponível na hora da foto. No meu caso aqui, durante os testes, eu estava em um local pouco iluminado e trabalhando à noite. A imagem ficou bastante ruim e pouco pode-se fazer para melhorar a qualidade dessa imagem.

Já a imagem do screenshot é perfeita. Veja abaixo:

Screenshot enviado pelo programa Prey

Screenshot perfeito enviado pelo programa

É claro que o screenshot está com o tamanho alterado, pois o programa envia um screenshot de tamanho real da tela, no meu caso, foi gerada uma imagem de 1280 x 720px.

Para completar a gama de recursos deste programa, existem versões do Prey para Windows 2000 / XP / Vista / Seven, MacOS, Ubuntu Linux, Outras versões de Linux. Além do mais, o programa é OpenSource. Muito bacana, hein?

Na minha avaliação geral, o Prey se saiu extremamente bem e a partir de hoje, é o programa mais importante do meu notebook, será o primeiro a ser instalado em caso de formatação.

Via: http://br.wwwhatsnew.com