Programas gratuitos da Microsoft para Windows XP e Windows Vista

Através desse post do Guanabara.info encontrei esse link que lista de mais de 150 programas gratuitos disponibilizados pela Microsoft. Alguns desses programas eu utilizo ou já utilizei e vou aqui comentar sobre os que já utilizei e os que vou passar a utilizar.

  • Alt-Tab Replacement – O tipo do programa supérfulo, que tem como função apenas melhorar o visual do Alt+Tab no Windows XP para ficar pouco semelhante ao Windows Vista.
  • Conference XP – Tá aí um programinha que eu não conhecia e que pode ser de grande utilidade. A finalidade desse programa é de se criar apresentações colaborativas online ou, no meu caso, para dar aulas à distância para uma pessoa ou um grupo de pessoas. Como eu ainda não testei o programa, me comprometo a, assim que testa-lo, escrever aqui um post sobre esse programinha, que parece ser bem útil.
  • Foldershare – Esse já foi alvo de um post aqui no blog. Pelomenos para mim esse programa foi de uma importância tremenda e hoje eu simplesmente não sei viver sem ele. Com ele é possível compartilhar todos os arquivos do seu computador através da Internet. Veja mais detalhes sobre o programa.
  • Open Command Window Here – Esse é para os infojurássicos, como eu, que de vez em quando precisam fazer alguma coisa no MS-DOS. Após instalado, esse programa adiciona um opção ao menu de contexto (aquele menuzinho que aparece quando clicamos com o botão direito) das pastas com a opção “Prompt de comando”, que, ao clicado, abrirá uma janela do MS-DOS na pasta selecionada.
  • Tweak UI – Esse eu conheço desde os tempos de Windows 98 (ou seria Windows 95?) e tem a finalidade de configurar alguns recursos extras para o Windows, como por exemplo, a velocidade dos menus, aparência dos ícones, tamanho dos ícones, etc.
  • USB Flash Driver Manager – Ainda não utilizei também, mas vou começar os testes daqui a pouco. A função dese programa é o que muitos querem: fazer backup de um pendrive. Com ele, é possível fazer backup/restauração dos seus arquivos em um pendrive. Bastante útil nos dias de hoje onde o pendrive é um ítem essencial para muitas pessoas.
  • Virtual Desktop Manager – Esse adiciona um recurso ao Windows que já é bastante conhecido no “mundo Linux”. Ele cria desktops virtuais, possibilitando que você tenha várias áreas de trabalho em seu computador para melhor gerenciar suas janelas. Utilizo ele e garanto que é bastante útil.
  • Windows Live Writer – Também já foi comentado aqui no blog. Utilizo esse programa quase todos os dias para escrever aqui no blog. Veja como funciona o Windows Live Writer.
  • ISO Recorder Power Toy – Programa para gravar imagens ISO de CD ou DVD diretamente pelo Windows, sem a nacessidade de um programa de gravação. Como todos sabem, o Windows XP nativamente grava CDs e DVDs simplesmente arrastando os arquivos para o driver com a mídia, mas a opção de gravar imagens ISO não existia. Com esse pequeno programinha agora é possível.
  • Mount ISO Files Virtually – Com esse programa, você poderá criar discos virtuais no Windows através de imagens ISO de CD’s e/ou DVD’s. Esse vai para a minha lista de preferidos.
  • Virtual PC – Esse programa cria máquinas virtuais no seu computador que lhe permite instalar outros sistemas operacionais e roda-los sem sair do Windows. Muito útil para testar novos sistemas e programas.
  • Windows SteadyState – Programa de suma importância para computadores de acesso público com escolas, bibliotecas e cyber-cafés. O funcionamento dele é bem simples. Após instalado, ele faz uma “sombra” do sistema e após reiniciado, o sistema volta com suas características originais sem que qualquer alteração seja salva.
  • Malicious Software Removal Tool – Com certeza seu computador já tem esse programa mas você ainda não sabe. Esse programa checa se o seu computador está infectado por pragas como o Blaster, Sasser, Mydoom e outros. É atualizado toda segunda terça-feira do mês com o nome de “Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado”. Para verificar se o seu computador já possui esse programa e fazer uma varredura no sistema à procura de programas maliciosos, clique em Iniciar, Executar e, na caixa que abrirá, digite “mrt.exe” (sem aspas) e clique em Ok.
  • Windows Defender – Embora seja fraquinho, é uma ajuda contra spywares e programas que deixam o sistema mais lento.
  • Windows Live Safety Center – Poucos conhecem, mas a Microsoft disponibiliza uma espécie de Antivirus Online que faz uma busca no sistema à procura de programas maliciosos, vírus, spywares e programas que degradam a performance do sistema e ainda conta com ferramentas de limpeza e otimização do sistema. Para acessar essa ferramenta vá até a página do produto.
  • CD Slide Show Generator – Como o próprio nome sugere, esse programa cria um CD com slideshow de fotos para você visualizar em outros computadores.
  • HTML Slide Show Wizard – Cria uma página HTML contendo um slideshow de suas imagens.
  • ImageResizer – Ótimo programa para redimensionar suas fotos antes de envia-las por e-mail ou para sites como o Orkut. A simplicidade desse programa é a sua principal característica. Após instalado, ele criará uma opção no menu de contexto (o famoso menu do botão direito) de arquivos de imagens com a opção “Resize” que, ao clicado, solicitará que você escolha o novo tamanho da imagem e pronto, ele cria uma cópia em tamanho menor da sua imagem, preservando o arquivo original.
  • Photo Story – Cria um arquivo de vídeo com um slideshow de suas fotos e você ainda tem a opção de colocar música de fundo, narração e alguns efeitos em seu slideshow.
  • Game Voice Share – Programa similar ao TeamSpeak que disponibiliza um canal de áudio para conversas entre membros de uma mesma equipe em qualquer jogo.

Como eu disse, essa é apenas uma pequena amostra de softwares gratuitos que você encontra para Windows XP e Windows Vista disponibilizados pela própria Microsoft. Para a lista completa dos programas, acesse esse link.

Não deixe de postar seu comentário à respeito desse post e, principalmente, se tiver algum outro software para compartilhar conosco. Lembrando que só valem softwares gratuitos.

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.

  • Pingback: eulergui no diHITT()

  • killer

    Blog muito completo de facil leitura, com dicas de extrema importancia, sem a porcaria de anuncios e pop-up.
    Nota:10
    Os meus cumprimentos, Killer.

  • leonardo gessi gomes da silva

    gosto muito do site da microsoft e, é bom para quem tem seu wind. original valeu

  • Faby

    existe algum programa para fazer blogs personalizáveis com aparência de site sem ser bloogspot

    • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

      Existe sim, chama-se WordPress.

  • Henrique

    Primeiramente Meus Parabéns pelo site.Queria saber se tem como instalar outro Sistema no meu W.Vista desde ja obrigado.

  • Rodrigo

    Primeiro queria parabelizar o blog muito bom;
    bom queria que por favor me ajudassem, tenho w. vista a pergunta e o seguinte
    tudo que baixo da net, quando vou abrir o arquivo baixado, ele abre como windows media player,
    ou internet explore, mas ñ consigo de maneira alguma estalar o que baixei…
    Não sei o que fazer poderiam me dar uma dica por favor ou indicar um recurso para resolver isso
    para que possa baixar e estalar no vista???
    Muito obrigado pela atenção…

  • edna silva

    oi parabens pelo site,minha dúvida é a seguinte;eu tenho recebido arquivos pps,mas naum consigo abrir,meu VISTA naum pode receber esse tipo de arquivo ou tenho que instalar um outro programa?????
    DESDE JA AGRADEÇO EDNA SILVA

    • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

      Olá Edna, tudo bem?
      Olha, para abrir arquivos do Powerpoint você vai precisar do programa PowerPoint Viewer. Você pode fazer o download deste programa gratuitamente no seguinte endereço: http://migre.me/lIpM

  • Gilmara

    parabens pelo site, gostaria de perguntar um site para para instalar um programa gratuito da photoScape e um programa de email para computador obrigada pela atençao

  • Gaucho Poa

    parabéns, iniciativas como este, são aplaudíveis, pelo conteúdo e a disponibilidade de alguem contribuir com sua parte a pessoas que necessitam informação.
    Parabéns