dinheiro Desde que decidi que não teria mais patrão e comecei a trabalhar por conta própria como Freelancer, o que mais me gerou dores de cabeça foi justamente a melhor parte da história: receber o pagamento pelos serviços prestados.

Hoje utilizo algumas ferramentas para receber os pagamentos de meus clientes e vou falar aqui sobre as minhas impressões sobre cada uma das ferramentas que utilizo e/ou utilizei.

Em primeiro lugar na minha lista, está a F2b que, se não me engano, foi a primeira empresa no Brasil a atuar nessa área. Já trabalho há quase 5 anos com a F2b e, em meu minha humilde opinião, é a empresa mais respeitável para receber pagamentos online. Nunca tive qualquer problema com a F2b. A empresa sempre cumpriu rigorosamente seus prazos e sempre mostrou de forma bem clara quais seriam as taxas praticadas.

Após a F2b (muito tempo depois) apareceu a BRpay que depois foi comprada pela UOL e virou PagSeguro. No início tive alguns problemas com a BRpay, principalmente no que se referia à prazos. Cheguei a esperar 2 meses para que fosse transferido dinheiro da minha conta virtual para a minha conta “de verdade” mas no final deu tudo certo. Depois que a BRpay foi adquirida pela UOL e virou PagSeguro não tive mais quaisquer problemas com eles, embora algumas pessoas ainda relatem atraso no envio de dinheiro para as suas contas “de verdade”.

Mais ou menos junto com a BRpay tomei conhecimento do Sendep. Pra mim, o Sendep foi uma decepção total. Primeiro porque o site deles me pareceu bastante amador e algumas partes do site simplesmente não funcionavam. Depois eles prometeram trabalhar com envio de dinheiro para o Paypal mas infelizmente até hoje isso não se contretizou. Depois tive problemas com a transferência do meu dinheiro do Sendep para a minha conta “de verdade”. Resultado: deixei de trabalhar com o Sendep e, até que me provem o contrário, continuo a recomendar que as pessoas fiquem bem longe deles.

Hoje tomei conhecimento do PagamentoDigital. A empresa até parece séria, tem um site bastante informativo e algumas empresas já estão trabalhando com eles. Até o momento não possuo qualquer experiência com o PagamentoDigital mas assim que tiver algo para falar em relação ao funcionamento do sistema e/ou sobre a idoneidade da empresa, postarei aqui nesse blog.

No exterior exite o imbatível Paypal que é reconhecida internacionamente como uma empresa séria e cujo único problema relatado é o bloqueio de contas não-verificadas de estrangeiros. Eu já não posso dizer muito em relação ao bloqueio de contas pois trabalho com eles desde 2004 e nunca tive a minha conta bloqueada.

Todas as ferramentas citadas acima funcionam de forma bastante parecida: basta abrir uma “conta corrente virtual”, geralmente grátis, e já sair utilizando o sistema tanto para pagamentos como para recebimentos. Nenhuma das ferramentas acima exigem taxas de manuteção e trabalham com as seguintes formas de pagamento: boleto bancário, cartões de crédito nacionais e internacionais e transferência online. Geralmente oferecem ferramentas para integração ao site e módulos prontos para os sistemas de comércio eletrônico mais populares.

Minha recomendação apesar de todas as empresas citadas continua sendo a F2b por eu já trabalhar há muito mais tempo e já ter certeza da idoneidade da empresa e da qualidade do atendimento tanto da área comercial quanto da área técnica.

Links para acesso aos sites citados: