plurk Desde que surgiram os microblogs, o mais conhecido e que todos utilizam é o Twitter. Não me recordo agora se ele foi o primeiro ou se houve outros. A questão é que nunca fui com a cara do Twitter e seus concorrentes que faziam exatamente a mesma coisa e da mesma forma. Sempre achei o Twitter feio e desagradável.

Outro dia lendo o Meiobit, me deparei com essa matéria da Patrícia Muller falando à respeito de um novo microblog que entra para a guerra.

De cara eu já gostei do Plurk por causa do visual dele. É bem mais agradável que os feiosos que eu já havia me cadastrado. Esse negócio de ter uma timeline (linha do tempo) na horizontal foi muito bem sacado.

Personalizar a sua página no perfil também é muito mais fácil que nos outros, a grande diferença aqui é que para modificar algumas coisas você precisa adquirir pontos de Karma e é justamente nos pontos de Karma que a brincadeira começa. À medida que você vai postando mensagens, respondendo aos plurkers, convidando amigos e adicionando contatos, você vai ganhando pontos de Karma e a quantidade de Karma é que vai definir o que você poderá personalizar no perfil, quais emoticons poderá utilizar e mais algumas interessantes são atribuídos aos pontos de Karma.

No início senti um pouco de falta de uma integração com algum cliente de mensagens instantâneas para criar posts e receber as atualizações, mas com o tempo eu fui percebendo que o grande lance do Plurk é realmente a interface dele, que deixa a coisa toda muito fácil e agradável.

Outra coisa muito interessante no Plurk é que, ao postar o link de um vídeo no Youtube, por exemplo, é criado um pequeno thumbnail do vídeo e você poderá ver o vídeo ali mesmo na própria interface do Plurk. O mesmo acontece com imagens, assim que você adiciona o endereço de uma imagem, aparece um pequeno preview que, clidado, exibirá a imagem em uma janelinha dentro do próprio Plurk. Tudo muito simples e fácil!

Quer brincar um pouco de Plurk? Cadastre-se.