EBANX Dollar Cart - O seu cartão de crédito virtual e seguro

EBANX Dollar Cart – O seu cartão de crédito virtual e seguro

Fazer compras no exterior é, certamente, uma das melhores formas de economizar hoje em dia. Mesmo que você seja taxado e, apesar de toda a demora, na maioria das vezes, para alguns produtos o valor final da compra chega a ser 50% mais barato se comparado aos preços praticados no país. O problema é que, para comprar no exterior, geralmente é necessário fazer uso de um cartão de crédito internacional e, quando se trata de passar o número do nosso cartão de crédito para um site estrangeiro as dúvidas começam a aparecer: Será que é seguro? Será que vão debitar apenas o valor da compra? Será? Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?

Existe uma forma bastante simples de evitar todos os problemas originários de uma compra no exterior com todas essas dúvidas pairando sobre nossas cabeças. Há algum tempo venho utilizando os diversos cartões de crédito pré-pago que encontrei e, de um tempo pra cá, venho utilizando bastante o cartão de crédito pré-pago da EBANX por um motivo bastante simples: Nele, é cobrado apenas 0,38% de IOF e você já paga esse valor no ato da recarga do cartão. Nos demais cartões de crédito que utilizei, o IOF chega a ser 11%, o que, certamente, é uma grande diferença ante aos 0,38% cobrados na EBANX.

Como funciona um cartão de crédito pré-pago?

Essa é, geralmente, a primeira dúvida de muitos usuários, porém, a resposta é bem simples: Um cartão de crédito pré-pago funciona como se fosse um simples cartão de débito, ou seja, você só poderá utilizar o saldo que você depositar em sua conta virtual e não poderá parcelar suas compras. Isso pode parecer um problema, mas, acredite, dessa forma, além de você poder controlar bem os seus gastos (comprando apenas o que realmente pode pagar), torna-se um meio bastante confiável de efetuar compras nos mais diversos sites sem ter qualquer surpresa no fim do mês, na fatura do cartão de crédito do seu banco.

No caso da EBANX, além de você criar uma conta virtual, o seu cartão de crédito pré-pago também é virtual, ou seja, você não vai receber em sua casa um cartãozinho de plástico, mas apenas um cartão realmente virtual com o seu nome, número do cartão, vencimento do cartão e código de segurança. Acredite, ele vai se comportar como qualquer cartão de crédito.

À essas alturas do texto você deve estar se perguntando como isso pode representar algum nível de praticidade, certo? E eu vou explicar: Em primeiro lugar, por ser um cartão pré-pago, você não precisará passar por qualquer análise de crédito e ninguém vai ficar te fazendo um milhão de perguntas à respeito da sua renda ou qualquer coisa do tipo. É só pedir o cartão, pagar a taxa de U$ 5.00 (cinco dólares) de anuidade que já são descontados de sua primeira recarga e voila! seu cartão de crédito está funcionando e com a primeira recarga efetuada. Outra vantagem é que, por se tratar de um cartão virtual, você não ficará dias ou semanas esperando os correios entregarem o cartãozinho de plástico em sua casa. O cartão é gerado na hora e você receberá os dados do cartão como seu nome, número do cartão, data de validade e código de segurança. Esses são os dados básicos de qualquer cartão de crédito e você só precisará deles para efetuar qualquer compra.

Como adicionar saldo ao meu cartão pré-pago?

Essa parte é, sem sombra de dúvidas, a mais simples de toda. Você só precisa acessar a sua conta no site da EBANX, selecionar o meio de pagamento que pode ser boleto bancário ou transferências bancárias para os principais bancos do Brasil, preencher o valor em dólares e efetuar o pagamento conforme o meio selecionado. Pagar através de boleto bancário pode ser ainda o método preferido da maioria, porém, demora até 3 dias úteis para que o seu pagamento seja confirmado pela EBANX e, somente após a confirmação, o saldo estará disponível em sua conta EBANX. Eu, particularmente, prefiro efetuar o pagamento através de transferência utilizando os sites dos bancos e, novamente, mais praticidade: Eu escolho o valor a ser depositado em dólares, ele converte para Reais, abre o site do meu banco onde eu digito meus dados de acesso normalmente, como se estivesse fazendo uma compra via Internet, efetuo o pagamento e, em no máximo 4h o dinheiro está disponível no meu cartão de crédito pré-pago.

Você não precisa nem usar o seu saldo todo de uma só vez. Pode ir depositando lá normalmente, como se fosse uma “poupança virtual” (ATENÇÃO: NÃO VAI RENDER JUROS NEM NADA. O SEU DINHEIRO VAI APENAS FICAR PARADO LÁ COMO SE FOSSE UM COFRINHO SEGURO) e, quando precisar, efetua a compra em qualquer site utilizando os dados do cartão.

Se você utiliza iPhone ou Android, existe também um aplicativo onde você pode, a qualquer momento, verificar o saldo da sua conta e, de quebra, sempre que for efetuada uma compra utilizando o seu cartão de crédito virtual, o aplicativo emitirá um alerta para que você fique ciente do que está sendo movimentado em sua conta.

Para aumentar a segurança e me aproveitando da agilidade deles em confirmar os pagamentos através do banco via Internet, eu deixo o saldo lá sempre baixo e, quando preciso, faço uma transferência com o valor aproximado que eu preciso utilizar. Assim eu evito que algum site desconte algum outro valor do meu cartão de crédito sem a minha autorização. Mesmo que os dados do cartão vazem na Internet, quem tentar utilizá-lo, vai encontrar o saldo sempre muito baixo, não podendo efetuar nenhuma compra substancial.

Outra grande vantagem é não sofrer muito com a variação do dólar, já que o saldo que você deposita lá é sempre em dólares (convertido para Reais quando você efetuar a transferência ou gerar o boleto). Ou seja, mesmo que o dólar suba repentinamente, o valor que eu depositei continuará estável.

Existe alguma desvantagem?

Como nem tudo são flores, existem algumas pequenas desvantagens e a maior delas é não poder parcelar as suas compras. Eu, particularmente, não considero isso como uma desvantagem, já que prefiro efetuar as compras e pagar à vista, porém, os viciados em crediário sentirão falta dessa funcionalidade.

Outra desvantagem é não ter um cartão físico para utilizar em compras normais no “mundo offline” ou fazer saques em caixas eletrônicos. Eu, particularmente, não vejo o menor sentido em ter um cartão de crédito pré-pago para efetuar saques ou fazer compras no banco. Pra isso eu já tenho o meu cartão de débito do banco que vai funcionar exatamente da mesma forma.

Esse cartão cobra anuidade?

Sim, a anuidade custa U$ 5.00 (cinco dólares) e você já paga ela no ato do pedido do seu cartão de crédito pré-pago, ou seja, quando você solicita o cartão, você precisa adicionar um pequeno saldo à ele e, juntamente com este primeiro saldo, já vem o valor da anuidade adicionado. Quando você pagar o boleto, já estará pagando os U$ 5.00 da anuidade. Eu acho um valor bem baixo, levando-se em consideração a facilidade de uso e, principalmente, a certeza de que não terei surpresas desagradáveis com faturas, cartão clonado nem nada do tipo. Se clonarem o meu cartão, poderão se deleitar gastando os poucos centavos que deixo de bobeira nele após cada compra.

O cartão é aceito em qualquer lugar?

O cartão se comportará como um cartão de crédito normal, da bandeira MasterCard, logo, ele é aceito no mundo inteiro. Costumo fazer compras em sites da China, USA, França, Canadá e em alguns lugares que eu, sinceramente, nem sei bem onde ficam. O cartão nunca foi recusado. Inclusive, vinculei ele à minha conta do Paypal sem qualquer problema e é com ele que pago as minhas compras no eBay.

Concluindo

Bom, fica aqui a dica para que você possa fazer suas compras no exterior de forma segura e sem pagar a facada de 11% do IOF cobrado pelos cartões de crédito convencionais e outros cartões de crédito pré-pagos que existem por aí. Tenho certeza de que você vai economizar um bom dinheiro e poderá fazer suas compras em qualquer site do mundo, incluindo a excelente DealExtreme (ou simplesmente, DX).

Link: EBANX (com link de afiliado, claro)