Desde que comecei a brincar com Arduino, Raspberry Pi e outras plaquinhas de desenvolvimento ligadas à eletrônica, fiquei bastante impressionado com o pessoal da GBK Robotics. Não que eles sejam gigantes do mercado, mas sim porque, apesar de toda a massacrante concorrência dos produtos chineses, eles fundaram uma empresa nacional que produz módulos (bricks) compatíveis com Arduino, Raspberry Pi e outros, com uma qualidade excelente e ainda dão um suporte muito legal, disponibilizando datasheet e manual de uso dos módulos com exemplos de código e tudo mais.

Tive ainda o prazer de conversar, via Facebook, com o Michael, um dos donos da empresa e, pra minha surpresa, o cara foi bastante receptivo e até me ajudou a utilizar um dos módulos que ganhei em um sorteio deles. Enfim, é uma empresa nacional fantástica e que está, como todas as outras, sofrendo um pouco devido à concorrência fortíssima dos produtos chineses que invadem o mercado de diversas formas. Apesar de tudo isso eles estão crescendo. E tem fome de crescimento. E tem fome de fazer algo além de fabricar e vender seus módulos e é exatamente este o motivo desse post.

Pois bem… a GBK Robotics cresceu e, com o crescimento, veio a necessidade de um espaço maior. Obviamente, como todo apaixonado por tecnologia em geral, eles querem também compartilhar desse crescimento com a comunidade e, para esse compartilhamento, eles querem montar um makerspace na nova sede da empresa e, para isso, estão pedindo a colaboração da comunidade como um todo. Obviamente, isso tem um custo e, cá pra nós, não é nada barato. Por isso eles abriram uma campanha no Kickante afim de arrecadar recursos para se transferirem para um novo endereço e fazer o maker space que será um benefício para todos que quiserem ir até lá, criar projetos e, de quebra, bater um papo e interagir com pessoas da área. Vejo aí uma grande possibilidade de esse maker space se tornar um ponto de encontro de pessoas com interesses em comum que pode acabar virando o berço de ideias fantásticas.

Lembre-se que, ajudando a GBK Robotics você não estará ajudando apenas uma empresa privada, mas sim, fortalecendo uma empresa nacional que, apesar de todas as dificuldades e a crise financeira atual, está crescendo e ainda por cima tem interesse em ajudar a comunidade criando um espaço aberto para que qualquer um que tenha interesse, utilize gratuitamente.

Quer saber mais sobre a GBK Robotics? Acesse o site oficial em http://www.gbkrobotics.com.br mas não esqueça de ir lá na campanha no Kickante e ajudar a dar vida à essa ideia.