Como recuperar fotos apagadas da câmera digital

UPDATE: Pessoal, fiz o download do programa novamente, testei e não gostei dos resultados que obtive na nova versão então encontrei outro programa e fiz outro post a respeito deste assunto. Recomendo que vocês pulem este post e vejam diretamente o post Recuva – Recupera fotos e arquivos apagados acidentalmente.

Se você é daqueles que sai apagando fotos da sua câmera digital para só depois perceber que não havia copiado as imagens para o computador ainda, fique calmo, pois há uma solução grátis e super fácil para recuperar as fotos que você apagou acidentalmente (ou nem tanto) de sua câmera digital.

smart_recovery

Com o programa PC Inspetor Mart Recovery você poderá recuperar todas as fotos que apagou de sua câmera digital num piscar de olhos. O programa possui uma interface bem simples de operar onde, através de alguns simples passos você poderá recuperar todos os arquivos apagados de sua câmera.

O primeiro passo é fazer do download do aplicativo e instala-lo em seu computador. Depois de instalado, abra o programa e note que a interface é bem descomplicada, basta seguir 3 passos simples para que o programa faça uma varredura no seu cartão de memória ou diretamente na memória da câmera digital à procura de arquivos deletados.

1 – Selecionar o Drive

O primeiro passo é bastante simples, basta selecionar o drive criado pela sua câmera digital em seu computador.

2 – Selecionar o formato dos arquivos

Nesse passo você deverá informar o formato do arquivo que deseja recuperar. Abrindo a caixa de seleção é possível notar vários formatos suportados pelo programa. Caso você não tenha certeza do tipo de arquivo que a sua câmera digital salva, selecione a opção JPG, que é o tipo mais comum de arquivo. Note que também é possível recuperar vídeos e arquivos de som, o que torna o programa mais útil ainda.

3 – Selecionar o destino

Após especificar o drive de origem e o tipo de arquivo, agora chegou a hora de selecionar o destino dos arquivos recuperados. Basta clicar no ícone da pastinha que aparece e selecionar a pasta que receberá as imagens recuperadas de sua câmera digital.

Após completar todos esses passos, basta clicar no botão “Start” para que o programa inicie uma varredura na memória da sua câmera digital ou no seu cartão de memória à procura de arquivos deletados.

Para quem não sabe, quando damos o comando para apagar  um arquivo acidentalmente da câmera digital ou de qualquer lugar, afim de agilizar o processo, esse arquivo não é totalmente apagado. Apenas é marcado como “0” (zero) para que, dessa forma, seja economizado o tempo de acesso ao dispositivo onde o arquivo se encontra. Partindo desse princípio, o que o programa faz é localizar esses arquivos marcados como zero e recupera-los parte à parte. Na maioria das vezes conseguimos recuperar os arquivos sem qualquer problema, porém, caso a câmera digital tenha sido utilizada e, dependendo do número de fotos tiradas nela, a recuperação pode não ter um bom resultado. Isso acontece porque quando a câmera vai salvar um nova foto, o dispositivo é programado para salvar esse arquivo no primeiro espaço vago que ele encontrar e, dependendo do caso, o primeiro local vago pela frente é justamente o daquela foto que você acabou de apagar acidentalmente.

Dica: Se você quiser ter um maior sucesso na recuperação dos arquivos, ao perceber que apagou acidentalmente alguma foto de sua câmera digital, evite utilizar o cartão de memória ou, caso a imagem esteja armazenada na memória interna da câmera, utilizar a câmera até você conseguir utilizar o programa de recuperação de fotos. Assim as suas chances de recuperar todas as fotos apagadas será bem maior.

Link: PC Inspetor Mart Recovery

UPDATE: Pessoal, fiz o download do programa novamente, testei e não gostei dos resultados que obtive na nova versão então encontrei outro programa e fiz outro post a respeito deste assunto. Recomendo que vocês pulem este post e vejam diretamente o post Recuva – Recupera fotos e arquivos apagados acidentalmente.

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...