Android Gingerbread 2.3.4 no Galaxy 5

CyanogenMod

Android 2.3.4 Gingerbread no Galaxy 5

Resolvi atualizar o meu Android saindo da versão 2.2 (Froyo) para a versão 2.3.4 (Gingerbread) através do CyanogenMod disponibilizada pelo MadTeam e, apesar dos pequenos problemas ainda não resolvidos pelo time de desenvolvimento, até agora eu só ví benefícios após da mudança.

A primeira mudança que já me deixou muito contente após a instalação é que, de fato, o Android Gingerbread roda muito melhor no Galaxy 5 do que a versão anterior, Froyo. Depois que atualizei o meu aparelho as coisas parecem que “fluem” muito melhor nele; a rolagem de tela está mais suave, os aplicativos e jogos pararam de travar e o celular parou de recarregar o laucher toda vez que eu saía de um aplicativo qualquer, por menos memória que o aplicativo consumisse.

Antes de você querer atualizar o seu aparelho também é importante ter em mente algumas coisas que são de veras importante e devem ser levadas em consideração caso você decida mesmo atualizar o seu aparelho com uma versão não oficial do Android.

  1. O seu aparelho perderá a garantia, ou seja, se o aparelho parar de funcionar você vai ter que pagar o conserto (se houver) por sua própria conta;
  2. A versão atual (7.1 RC1) ainda está em desenvolvimento e ainda possui alguns problemas que serão resolvidos com o tempo, isso significa que você estará disposto a conviver com alguns bugs até que os desenvolvedores resolvam os problemas e, acredite, apesar de gostarem muito do que fazem eles tem mais o que fazer e não há data prevista para que eles resolvam todos os problemas;
  3. Todo o procedimento para atualização deve ser feito por sua conta e risco e existem possibilidades de o seu aparelho virar um peso para papel caso você faça algo errado. Ninguém vai te dar outro celular se você fizer algo errado aí.

Se mesmo assim você deseja atualizar a sua versão do Android para uma versão não oficial que ainda não está finalizada, vamos em frente e vou dizer aqui mais uma vez: Eu não tenho nada com isso, se você for mesmo atualizar estará fazendo por sua própria conta.

O primeiro passo para a atualização é baixar todos os arquivos e aplicativos necessários para a atualização e você vai precisar dos seguintes aplicativos e arquivos:

  • Odin – É o programa responsável por dar o flash no seu celular;
  • ClockworkMod – A partir da versão 0.9 do CyanogenMod (que é a ROM que estou utilizando) a instalação é feita via clockworkmod, e o Odin só é necessário para instalar o ClockworkMod.
  • Arquivos da ROM – Você vai precisar do arquivo da ROM propriamente dita; um arquivo chamado “europa.ops” (não me perguntem pra quê isso, só sei que é necessário); os patches da ROM atual, caso existam; O arquivo de instalação do Google Market.

Como eu não pretendo aqui reinventar a roda, vou entregar para vocês de bandeja um link com tutorialzinho esperto em vídeo que um camarada muito legal fez ensinando direitinho como instalar isso tudo: Tutorial Instalando Android 2.3 (Gingerbread) no Galaxy 5 v0.7 ou +. Eu segui os passos aí direitinho e fiz a atualização do meu em menos de 10 minutos. Perceba que os arquivos da ROM e os patches que ele utiliza nesse vídeo estão desatualizados então é interessante que você baixe as novas versões no fórum oficial do MadTeam.

Se antes de atualizar a versão do seu Android você quiser bater um papo sobre a atualização, benefícios e problemas, tem um tópico criado no Fórum InfoDicas somente sobre esse tema.

Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.