Você já imaginou quantos megabytes de transferência você joga fora quando envia por e-mail aquele PPS enorme com as novas fotos de alguma coisa que já estão na Internet desde mil-novecentos-e-guaraná-de-rolha? Agora imagine aquele filme que está disponível no Youtube ou em qualquer outro site de compartilhamento de vídeos mas que você faz questão de baixar para o seu computador e enviar para toda a sua lista de contatos, achando que vai abafar enviando um vídeo “inédito” que só você achou muito engraçado.
Infelizmente esse tipo de situação é bastante comum do que você imagina e poderia ser evitada utilizando-se os próprios recursos da Internet.
Vamos à algumas contas: Você tem um vídeo de 2Mb que você acha muito legal e quer enviar para toda a sua lista de 100 contatos. Como todos sabem, no envio de qualquer mensagem de e-mail, primeiro é enviado uma cópia desse e-mail para o seu provedor e o provedor se encarrega de enviar esse e-mail para o provedor de destino, então sua mensagem, para chegar ao destinatário gera o mesmo tráfego 3 vezes pois ela sai do seu computador e vai para o computador do seu provedor (1), do seu provedor a mensagem é transferida para o provedor do destinatário (2) e, finalmente, do provedor do destinatário, a sua mensagem é transferida para o computador do destinatário (3). Tendo isso como base de cálculo, vemos que um simples e-mail de 2Mb gerou 6Mb de tráfego na Internet e isso multiplicado pelo número de destinatários da sua lista de contatos (100) é igual a 600Mb de pura inutilidade trafegando na rede.
Para minimizar essa quantidade de lixo trafegando na rede os usuários poderiam aprender a utilizar as próprias ferramentas que existem na Internet, minimizando, dessa forma, a quantidade de tráfego inútil gerado por mensagens que ninguém lê (só os outros usuários que teimam em repassar a mensagem).
Vou listar aqui algumas soluções super práticas fornecidas gratuitamente pelo Google para que você minimize o tráfego inútil gerado na Internet.
Solução para os Vídeos
Já ouviu falar no Youtube e no Google Vídeos? Pois é, basta você enviar o vídeo para algum desses serviços e mandar o link para toda a sua lista de contatos. A mensagem será enviada mais rápido e eu tenho certeza de que só vai assistir o seu vídeo quem realmente estiver interessado.
Solução para PPS (Apresentações / Slides do PowerPoint)
Crie um conta no Google Docs, envie os seus seus PPS’s para lá e à partir da própria interface do Google Docs você poderá convidar quantos amigos quiserem para ver as suas apresentações. De quebra, você ainda ganha de bandeja o recurso de comentar os slides com as pessoas que estiverem vendo esses arquivos ao mesmo tempo, pois na interface do Google Docs há um espaço para chat quando mais de uma pessoa está vendo a apresentação ao mesmo tempo. Você pode até brincar de marcar horário pra todo mundo ver o que você ia enviar por e-mail.
Solução para Imagens
Olha o Google aí novamente. Você já conhece os Álbuns do Picasa? É um espaço para que você crie álbuns virtuais para colocar sua coleção de fotografias e, à partir desses álbuns, enviar os links para que seus amigos visualizem essas fotos. Você ainda poderá separar as fotos por categorias e compartilha-las com usuários distintos. Outra vantagem do Picasa é que você poderá baixar um programa para o seu computador, instalar e organizar suas fotos e à partir do próprio programa, enviar as imagens criando álbuns separados para cada tipo de imagem que você quer enviar.
Mas qual seria a real vantagem disso tudo?
A principal vantagem é que você vai saber quem realmente quer ver o que você manda e vai poder filtrar cada vez mais seus contatos, enviando conteúdo somente para quem quer receber.
Outra vantagem disso tudo é que você irá gerar menos tráfego na Internet e, gerando menos tráfego, a Internet ficará mais rápida e será um lugar bem mais agradável para que possamos navegar em paz.
Além dessas vantagens, você acabará criando um repositório particular de todos esses arquivos que você envia para todo mundo e, caso o seu computador dê problemas, você ainda terá todos esses arquivos armazenados em local seguro na Internet e poderá envia-los novamente sempre que achar necessário, mas dessa vez, sem gerar poluição na rede, enviando apenas os links, que são mensagens de texto e são bem mais leves do que os pesados vídeos, slides e imagens que você costuma enviar diariamente.
Fazer isso tudo não é muito difícil, basta você se reeducar para que, daqui para a frente, você faça um uso mais racional da Internet.
Desculpa amigo, mas nao concordo com a sua ideia. Restrigir o meu uso de download. O que deve ser feito é aprimorar o equipamento de envio para sumprir as necessidades do pessoal. Essa é famosa norma conceituada pela Anatel, hoje aplicada com a 3G. Garanto a vc que ninguem quer baixa velocidade ou restrigir o seu uso. A quantidade de usuarios ta cada vez mais crescendo. E as taxas atuais de envio, daqui a pouco nao darao conta. Para nao “gastar” dimdim nesse investimento, se usa isso o q vc disse. Mas a demanda é cada vez maior. Imagine uma represa com uma comporta. Uma cidade abaixo de mil habitantes usa 50 % de sua capacidade de vazao. Se a populacao dobrar, sera nescessario uma segunda comporta, ou nao sumpre ninguem com agua suficiente. So aqui no Brasil (mas tb tem outros paises com infraestrutura nao suficiente pra investir), o pessoal pensa justamente ao contrario. O negocio é aumentar a demanda e atender as necessidades.
Caro Warguest, eu entendo perfeitamente o seu ponto de vista e acho ele totalmente válido, mas a minha intenção com esse post não foi “restringir o seu uso de download”, mas sim evitar a quantidade de lixo eletrônico circulando pela rede. Faça as suas contas: Quantos arquivos PPS você recebe por dia e quantos realmente são interessantes? Quantos desses arquivos já foram enviados por outros usuários e você já está cansado de receber?
Agora vamos fazer uma conta básica… se você usa mais tráfego o seu provedor de acesso vai ter que gastar mais com isso, vai ter que comprar mais link para suprimir essa demanda de lixo eletrônico e, consequentemente, isso vai influenciar no preço para o consumidor final. Eu não disse hora nenhuma que sou contra o limite de download, muito pelo contrário, sou totalmente à favor do uso livre e irrestrito da Internet, inclusive o download e upload de informações, mas usar racionalmente a Internet com certeza diminuiria os custos pra todo mundo.
Hoje mesmo eu recebi um vídeo de 17 Mb no meu e-mail e mais 73 pessoas também receberam. Esse mesmo vídeo já está disponível no Youtube há pelomenos 1 ano. Não seria muito mais racional enviar apenas o link para que todos pudessem assistir o vídeo no Youtube? Todos iriam assistir do mesmo jeito e os que já assistiram ao vídeo, poderiam simplesmente ignorar o e-mail ou mandar um comentário sobre o vídeo para o remetente. Isso é o uso racional da Internet. Só esse vídeo gerou 1.241 Mb de lixo eletrônico totalmente redundante na Internet. Alguém tem que pagar por isso e, infelizmente, no Brasil somos nós que pagamos (o consumidor).
Agradeço muito pelo seu comentário e ficarei muito feliz em poder continuar discutindo esse assunto com você e outros visitantes do site.