OpenDNS – A Internet mais segura e mais rápida
O bloqueio à certos serviços e sites na Internet através de direcionamento via DNS é uma prática bastante comum em empresas privadas e, principalmente, pelas empresas que fornecem o acesso à Internet no Brasil, vide o caso do bloqueio ao Youtube pelo pessoal da Brasil Telecom. Em várias empresas também utiliza-se dessa prática para bloquear acesso à sites não autorizados através do direcionamento via DNS.
Para contornar esse tipo de bloqueio pode-se utilizar o OpenDNS, um serviço gratuito que fornece servidores DNS para que você possa navegar na Internet de forma mais rápida e mais segura. Fazer a configuração para a utilização do OpenDNS é bastante simples e requer somente alguns passos que irei ilustrar à seguir:
1 – O primeiro passo é localizar a sua conexão de acesso à Internet. Você poderá encontra-la através do Painel de Controle do Windows na opção “Conexões de Rede”. Ao abrir o ícone “Conexões de Rede” você verá algo parecido com a imagem abaixo:
2 – Ao identificar a sua conexão com a Internet, basta clicar com o botão direito do mouse em cima dessa conexão e ir até a opção “Propriedades”.
3 – Após clicar em “Popriedades” você deverá selecionar a opção “Protocolo TCP/IP” na caixa “Esta conexão usa estes itens:” e clicar no botão “Propriedades”, conforme a figura abaixo:
4 – Dentro das propriedades do Protocolo TCP/IP você terá acesso às configurações do protocolo de acesso à Internet e poderá modifica-los de acordo com a figura abaixo:
Lembre-se de não alterar as configurações de endereçamento do protocolo TCP/IP pois isso não influirá neste processo e poderá lhe deixar sem acesso à Internet caso você modifique as informações sem o conhecimento necessário. O nosso objetivo aqui é somente alterar o endereço dos servidores DNS e para isso você deverá marcar a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS" e, abaixo desta opção, especificar os seguintes endereços:
- Servidor DNS preferencial: 208.67.222.222
- Servidor DNS alternativo: 208.67.220.220
Ao efetuar essas modificações, clique em OK para sair das propriedades do protocolo TCP/IP e novamente em OK para sair das propriedades da sua conexão com a Internet.
Pronto. Agora você estará utilizando o endereçamento fornecido pelo OpenDNS ao invés de utilizar o endereçamento fornecido pela empresa que você trabalha ou pela empresa que lhe fornece a conexão com a Internet, fugindo assim de qualquer bloqueio feito através de endereçamento DNS que possa estar sendo aplicado à sua conexão.
Lembrando que essa mudança deve ser feita por sua conta e risco e eu não me responsabilizo por qualquer dano à sua conexão.