qual navegador utilizar?

Desde o início da Internet vivemos uma intensa guerra entre os navegadores e seus recursos cada vez mais interessantes afim de atrair cada vez mais usuários.

Se você não sabe, navegador ou browser é o programa que você utiliza para entrar na Internet. Muitos conhecem apenas o Internet Explorer e pensam que a Internet significa aquele “ezinho” azul que aparece no menu iniciar do Windows.

Não tenho, com este artigo, a mínima intenção de discutir o sexo dos anjos sobre qual é o melhor navegador, mas apenas falar um pouco das vantagens e desvantagens de cada um. Lembrando sempre que aqui estou expondo a minha opinião pessoal.

Vamos começar pela ordem de aparição da imagem do início deste post.

Opera – O Opera é um excelente navegador que, infelizmente, é conhecido como excelente navegador que ninguém utiliza. O Opera surgiu por volta de 1995, quando o Netscape ainda dava seus últimos suspiros de vida e o Internet Explorer surgia com toda a força impondo-se para os usuários. Sua principal característica sempre foi a leveza e agilidade. Naquela época, quando ainda carregávamos os programas em disquetes, o Opera cabia em 1 disquete, enquanto seus concorrentes precisavam de 6 a 9 disquetes para serem transportados. A velocidade de abrir páginas no Opera sempre foi excelente e, para os usuários de Internet discada ainda é uma excelente alternativa. O Opera foi também o primeiro navegador que pensou em abrir páginas em abas, ao invés de carregar várias vezes o programa entupindo a barra de tarefas com páginas web. Aliás, muitos dos recursos dos navegadores atuais foram copiados do Opera. Download.

Mozilla Firefox – A rapozinha nasceu com o falecimento do brower Netscape, quando a empresa Netscape decidiu doar todo o código fonte daquele excelente navegador para que a Fundação Mozilla e toda a comunidade de software livre dessem continuidade ao seu desenvolvimento. Hoje é o único navegador que compete diretamente com o Internet Explorer, da Microsoft e possui recursos muito interessantes como a navegação em abas e proteção anti-phishing. Talvez o recurso mais utilizado no Mozilla Firefox seja seus plugins, que são pequenos programas que funcionam agregados ao navegador dando a ele várias funcionalidades e tornando-o, muitas vezes, indispensável para profissionais da web. Download.

Internet Explorer – O Internet Explorer é hoje o navegador que mais resistiu ao tempo e que está “na ativa” desde o princípio da Internet. É o browser amado e odiado e faz parte do império do mal da terrível Microsoft. Hoje está em sua oitava versão e, na minha opinião, não deixa nada a dever aos outros navegadores. Possui recursos bastante interessantes e a sua usabilidade melhorou muito através dos tempos. Já foi um navegador terrível e cheio de problemas, mas hoje pode-se dizer que a qualidade dele é comparável a qualquer outro navegador. Download.

Safari – Pouco conhecido entre os usuários de PC (Windows, Linux e afins) é o navegador desenvolvido pela Apple. Não tenho muito a dizer sobre este navegador pois não o conheço profundamente e, nas poucas vezes que o utilizei, achei péssimo e, pelomenos a sua versão para Windows é repleta de falha. Por favor, algum usuário do Safari complete este post através dos comentários. Download.

Google Chrome – O mais novo da “ninhada” foi lançado somente ano passado (2008) pela Google e já chegou fazendo o maior estardalhaço. O navegador tem evoluído a passos largos desde o seu lançamento e promete dar muito trabalho para os outros navegadores. Suas principais características são, como no Opera, a leveza e a agilidade com que o navegador carrega as páginas na Internet. Outra vantagem do Chrome é a sua interface, limpa e agradável, principalmente no que se refere à sua área útil, onde muito mais espaço da sua tela é aproveitada para a exibição do conteúdo. Download.

Agora que você já sabe um pouco dos principais navegadores disponíveis gratuitamente para download, tenha em mente que não existe o melhor navegador e sim o que mais lhe agrada em termos de segurança, usabilidade e afinidade de uso. A única regra geral que se aplica neste caso é que, independente do navegador de sua preferência, mantenha ele sempre atualizado em sua última versão pois os navegadores estão em constante evolução e, principalmente, cada vez mais aptos a proteger o seu computador de vírus, phishing scam e todas as ameaças virtuais. É claro também que o uso de um navegador atualizado não dispensa o seu senso crítico ao clicar em links na Internet e a utilização de um bom antivírus também sempre atualizado.

Quer uma dica para fazer um teste? Instale todos em seu computador e utilize um pouco de cada um até se decidir pelo que mais lhe agrada e o que supre as suas necessidades. Todos eles funcionam de forma independente e você poderá até utiliza-los simultaneamente para fazer seus testes.