Paint.net - Absurdamente simples, rápido e eficiente

Paint.net – Absurdamente simples, rápido e eficiente

Durante vários e vários anos a edição e retoques de imagens ficou (e ainda está) praticamente dominada pelo famoso e consagrado Adobe Photoshop. Não posso tirar seus méritos, o software é praticamente impecável e cumpre muito bem o seu papel, tanto é que dificilmente aparecerá outro para tirá-lo de seu trono. Alternativas grátis até aparecem de vez em quando, mas são vergonhosamente feias e desajeitadas como o mais famoso de todos, o famigerado The Gimp. Quem em sã consciência pode dizer que o The Gimp poderia ser, em alguma realidade paralela, alternativa ao Photoshop? O The Gimp fede.

A maioria de nós, meros mortais, que fazemos apenas alguns pequenos retoques em imagens para posta-las em blogs ou sites na Internet, certamente não precisa de todo o poder de fogo do Adobe Photoshop e sequer sabe utilizar 90% de seus recursos. Há quem o utilize apenas para redimensionar as imagens que serão postadas no blogs. Não há problema algum em usar uma bazuca para matar uma barata, o grande problema que eu vejo é que praticamente 100% das pessoas que conheço utilizam a versão pirata do Photoshop. Isso é inaceitável do ponto de vista da moralidade, embora isso não signifique absolutamente nada para a maioria das pessoas.

O importante é que fique claro que há especialmente uma alternativa grátis que possui praticamente todos os recursos que a maioria das pessoas “normais” utilizam do Photoshop. Trata-se do Paint.net, um software absurdamente pequeno, leve e competente no que faz. É claro que compara-lo ao Adobe Photoshop seria uma grande covardia, mas para a maioria dos que utilizam a versão pirata do Photoshop, o Paint.net assume bem as funções e ainda tem o bônus de ser bastante leve, grátis e possuir toda uma comunidade dando suporte tirando dúvidas e criando plugins que, acredite, muitas vezes são melhores que os próprios recursos do Adobe Photoshop.

Já conheço o Paint.net há vários anos mas de algum tempo pra cá ele tem substituído com perfeição o trabalho que antes era feito no Photoshop. Sim, já utilizei muitas vezes o Photoshop apenas para redimensionar uma imagem e posta-la aqui no InfoDicas. Me julguem.

Logicamente os recursos do Paint.net parecem, em princípio, bastante limitados, porém, basta dar uma olhadinha mais de perto que você verá que os recursos mais utilizados estão lá a poucos cliques de distância. A curva de aprendizagem com ele é bastante pequena tendo em vista que a maioria não sabe realmente utilizar o Photoshop.

Aproveito aqui para dizer que se você utiliza o Photoshop profissionalmente com edição DE VERDADE de imagens, o Paint.net pode não ser uma alternativa para você pois o programa é bom mas não vamos exagerar 🙂

Como disse antes, existe ainda um fórum de usuários do Paint.net onde as pessoas costumam ajudar bastante àqueles que vem do Photoshop e, de quebra, nesse mesmo fórum você encontra vários plugins que melhoram e muito o Paint.net. Volto a dizer sem medo que alguns plugins do Paint.net são realmente bem melhores que as edições disponíveis no Photoshop, pelo menos pra mim, que sou leigo e utilizava-o para coisas bem básicas.

Já falei que o Paint.net trabalha com camadas? Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores vantagens do Paint.net, pois o trabalho em camadas facilita bastante a vida de quem precisa inserir um texto ou até mesmo uma imagem por cima de outra imagem.

Ficou curioso? Faça o download do Paint.net no site oficial e lembre-se: O Paint.net é um produto GRÁTIS.

Site Oficial: http://www.getpaint.net

Fórum: http://forums.getpaint.net