wordpress-2.8-logo

Acabou de ser lançada (11/06/2009) a versão 2.8 do WordPress que, dentre as melhorias anunciadas, promete ser bem mais rápido que as suas versões anteriores além de trazer várias melhorias quanto ao código.

O WordPress há muito se consagrou como a principal plataforma para blogs no mundo inteiro e hoje é utilizado inclusive como um poderoso CMS devido à sua simplicidade de manutenção e as suas avançadas ferramentas de edição e plugins criados por todo o mundo que incrementam suas ferramentas e fazem do WordPress uma ferramenta bastante flexível para qualquer tipo de website.

Não é hora de atualizar o seu blog ainda

Como nem tudo são flores na vida de Joseph, ainda não é hora de atualizar o seu WordPress por vários motivos, dentre eles estão:

Brechas de segurança – Como é uma versão recém lançada ainda é possível se descobrir novas brechas de segurança que podem afetar bastante o seu blog e torna-lo alvo fácil para spammers e afins que estão sempre de olho em algo novo para atacar.

Compatibilidade dos Plugins – O seu blog hoje certamente conta com vários plugins e isso significa que, caso o plugin não seja totalmente compatível com a nova versão do WordPress, o seu blog deixe de funcionar em sua totalidade ou apenas em algumas partes e também fazer com que você perca algumas funcionalidades que são extremamente importantes para o seu blog.

Compatibilidade de Temas – Essa é uma questão um tanto quanto discutível, porém se você estiver utilizando um plugin um pouco arcaico, é possível que o seu blog deixe de funcionar também devido à incompatibilidade com a nova versão.

Quando poderei atualizar então?

É recomendável que você aguarde pelomenos 1 mês antes de atualizar o seu WordPress pois neste período os desenvolvedores dos plugins que você utiliza já terão desenvolvido alguma atualização para o plugin tornando-o compatível com a nova versão, neste meio tempo também é recomendável que você faça um backup do seu blog e, se possível, instale-o em outro caminho do seu servidor ou, se possível, em outro servidor e faça a atualização para testar as funcionalidades. Caso o seu blog esteja funcionando normalmente, faça a atualização sem medo.