É incrível a capacidade do ser humano de querer sempre se dar bem em tudo, mas como nem tudo são flores na vida desses espertões, utilizar temas pirateados para WordPress pode gerar muita, mas muita dor de cabeça mesmo para aqueles que se acham muito espertos por não estarem pagando pelo trabalho alheio.
Pra início de conversa, nada justifica a utilização de um tema pirateado para WordPress quando existem milhares de temas grátis com funções bastante similares e, caso você não encontre um tema que satisfaça 100% às suas necessidades, nada o impede de criar o seu próprio tema utilizando como base qualquer outro tema que tenha suporte à child-themes, ou seja, temas derivados do tema principal onde é possível fazer toda uma personalização utilizando-se dos mesmos recursos ou, caso seja necessário, adicionando novos recursos ao seu child theme.
O primeiro grande problema da utilização de um tema pirateado é que você não está, obviamente, utilizando um produto legalizado e, caso o seu site seja descoberto pelo desenvolvedor do tema, você correrá grandes riscos de ter o seu site sumariamente removido do servidor de hospedagem sem qualquer aviso prévio ou chance de recuperar um backup. Isso acontece porque as próprias empresas de hosting prezam pelo uso de softwares originais e sabem dos perigos que um tema ou software pirateado podem trazer para todos os usuários que utilizam-se da infraestrutura da empresa.
Muitos usuários não sabem, mas os temas pirateados podem vir com alguma falha de segurança proposital que permite ao “cracker” que burlou os meios de segurança utilizados para controle do tema, insira o seu próprio código malicioso em meio aos arquivos e funções do tema afim de obter o controle do servidor onde o tema pirata está sendo utilizado. Como é bastante comum a utilização de servidores compartilhados para a hospedagem de sites, quando um cracker consegue controle sob um servidor de hospedagem compartilhada ele terá acesso não só ao seu site mas também a todos os sites hospedados no mesmo servidor que você, causando assim um enorme prejuízo e dor de cabeça ao administrador do servidor e a todos os clientes ali hospedados. Esses prejuízos podem ser desde a simples remoção de conteúdo, até um redirecionamento dos domínios em questão para outros sites. Também é comum a utilização desses servidores “invadidos” para a hospedagem de arquivos maliciosos utilizados em golpes como phishing e outros.
O fato mais interessante de toda essa conversa de temas pirateados é que, como eu já falei, existem milhares e milhares de temas gratuitos para WordPress que possuem uma qualidade excelente e uma grande quantidade de recursos mas se mesmo assim você quer utilizar um tema pago, existem vários desenvolvedores que fazem ótimos temas para WordPress e vendem esses temas por preços que variam de U$ 25.00 a U$ 200.00, sendo que é bastante comum encontrar ótimos temas ao valor de U$ 25.00 a U$ 50.00, ou seja, você pode melhorar bastante o visual do seu site ou blog gastando o dinheiro que geralmente você gasta em uma noite de curtição com os amigos. Custa fazer esse pequeno sacrifício?
Vou deixar aqui alguns exemplos de sites que oferecem temas para WordPress à um preço bastante baixo e que possuem uma qualidade muito boa, assim você poderá compra-los legalmente e utilizar em seu blog sem choradeira.
O primeiro que recomendo é o Elegrant Themes que possui um portfólio de 77 temas pelo preço mais que justo de U$ 69.00 e olha que esse valor é para você ter acesso a TODOS os temas, ou seja, você pagará a anuidade e poderá utilizar os temas em quantos projetos quiser. Vai me dizer que esse é um preço alto?
Outro site que costumo recomendar sempre à quem me pergunta é o WooThemes. Eles possuem um preço um pouco mais salgado, porém os temas deles possuem grandes qualidades e, caso você não tenha encontrado ainda o seu “tema ideal”, o Woo Themes é uma ótima opção para pesquisa.
Uma outra opção bastante interessante é a ThemeForest que é um dos sites mais completos que eu conheço pois além de temas para WordPress eles possuem temas para Joomla, Magento, Email Marketing, Sites sem gerenciadores de conteúdos, temas em PSD e toda uma variedade de recursos que tornam o ThemeForest um verdadeiro canivete suíço para que você melhore a apresentação do seu site.
Então agora que você já conhece os perigos de utilizar temas pirateados no seu WordPress e também já sabe que não é tão caro comprar um tema decente, largue de frescura e pare de usar temas piratas, seu moleque! 🙂
Bom artigo… eu ja tinha usado um tema para tests usando nome do banco de dado e usuario e ssenha com a masma palavra… testandoagora mas eu sempre suspetei q isso poderia da merda porque ter algum codigo malicioso em meio de um emaranhando de arquivos e script que compoe o projeto.. the x theme … baixa do 4shared e instalei no meu servidor lamp e seridor da hospedagem… deixei bonitão.. so pra brincar… mas até hoje tenho medo … nunca usei nada pirata.. ate jogos no meus consoles eram orginais. acho um investimento de merda pagar por um theme que é algo profissional e q fara diferença e q gastamos com futilidade.. eu jamais usaria o tema,,,, mas me assusta ate hoje a brincadeira e nao sei poq fiz isso : / era pelo menos pra usar num servidor num instalação temporaria de um partição aqui no meu serivdor linux.. nao no principal.. deu um trabalhao alterar banco de dados e excluir usuarios e bla bla bla.
Boa tarde, estou usando um tema pirata e meu site esta quase pronto, porem quero comprar o tema. caso eu compre o tema original, tem como prosseguir sem perder meu conteúdo no site?