Talvez já seja de conhecimento geral que o WordPress está prestes a lançar um novo editor de textos para o sistema chamado Gutenberg.

Este editor, de início, parece ser muito mais simples que o editor padrão, o qual já estamos acostumados desde o lançamento deste CMS, mas não se engane. O Gutenberg se mostrou muito mais fácil de utilizar e com recursos muito mais interessantes que o editor padrão que conhecemos hoje.

A primeira coisa que me agradou bastante no Gutenberg foi o visual clean. A edição de textos ficou muito mais limpa, sem a poluição visual de uma barra de ferramentas cheia de opções. Eu nunca tinha dado muita importância pra isso, mas depois de utilizar o Gutenberg, parece que ficou muito mais agradável escrever no WordPress.

Veja abaixo um print deste texto sendo escrito no Gutenberg.

conheça o Gutenberg, o novo editor de textos do WordPress

Escreva em Blocos

A diferença básica do Gutenberg é que ele separa todos os elementos do seu texto em blocos. Isso significa que, basicamente, cada parágrafo é um bloco novo dentro do Gutenberg. E cada bloco pode ser personalizado de forma diferente, desde um CSS especial para aquele bloco, até mesmo a cor do texto, cor do fundo, tamanho e tipo da fonte e até adicionar aquelas letras capitulares ao início de um parágrafo.

Como adicional, o WordPress também passará a avisar caso você tente utilizar uma combinação de cores de fundo e fonte que dificultem a leitura. Isso é com certeza bastante útil para algumas pessoas que insistem em escrever em amarelo com fundo azul. (eu sei!)

Nem só de formatações vivem os blocos

Basicamente, os blocos darão uma nova vida ao WordPress, pois além das formatações individuais, eles poderão funcionar como pequenas peças de embutir, onde você poderá embutir e controlar muito melhor vários tipos de conteúdo de dentro ou de fora do seu site. Um exemplo disso é que você poderá embutir, com facilidade, um produto do WooCommerce dentro de um post do seu blog sem precisar fazer um milhão de linhas de código ou utilizar um plugin específico para isso.

Nos últimos anos os temas e plugins do WordPress vem se tornando cada vez mais pesados e com funções muito específicas, o que acaba dificultando a vida do usuário comum que, para adicionar uma função simples ao seu site, precisa instalar um plugin muito específico ou recorrer a um programador. A ideia dos blocos é facilitar esse entrosamento entre as várias partes e plugins do WordPress, deixando tudo bastante acessível para todos.

Todas essas mudanças certamente terão impacto muito grande em como os temas e plugins funcionam hoje. Grande parte do ecossistema do WordPress precisará se adaptar aos novos rumos e isso, sem sombra de dúvidas, será muito positivo para todos os usuários do WordPress, pois terão muito mais ferramentas à sua disposição sem precisar recorrer aos malabarismos de hoje.

E quando ocorrerá essa mudança?

Ao que tudo indica, o Gutenberg estará totalmente integrado ao core do WordPress na versão 5.0, que será lançada ainda em 2018.

Neste momento ainda não existe uma data específica para o lançamento, mas se levarmos em consideração que já estamos na versão 4.9, o WordPress 5 já está batendo à porta e cheio de novidades!

Caso você queira testar o Gutenberg antes da versão 5 do WordPress, ele está disponível em forma de plugin. Basta adicionar ele ao seu WordPress e, ao ativá-lo, o editor padrão do WordPress será substituído pelo novo Gutenberg. O link segue abaixo:


Gutenberg
Gutenberg
Developer:
Price: Free