Como montar uma rede de computadores

O primeiro passo ao montar uma rede de computadores é planejar a estrutura física da rede, ou seja, a localização do Switch, que é o equipamento responsável por distribuir o sinal da rede, e a localização e instalação do cabeamento da rede.

O Cabeamento

O cabeamento muitas vezes é negligenciado por grande parte dos instaladores de rede e em grande parte dos casos é o responsável por problemas na rede e até pane nos equipamentos, principalmente quando passados juntos ao cabeamento de energia elétrica, o que poderá causar grandes interferências na sua rede de computadores e, em caso de descargas elétricas mais sérias, afetará a sua rede podendo até danificar os equipamentos de forma grave.

Os cabos de rede nunca poderão seguir no mesmo conduíte da fiação elétrica e deve-se respeitar a distância mínima de 30 cm da mesma. Em muitos casos é viável utilizar o mesmo conduíte da rede telefônica interna para a passagem dos cabos de rede. É importante também observar a distância máxima entre os pontos de uma rede. Embora existam alguns casos onde a rede funciona em distâncias muito grandes, é recomendável respeitar o tamanho máximo do cabo entre cada ponto de rede de 100m. Isso garantirá que a sua rede não sofrerá com perdas de pacotes de dados o que consequentemente fará com que a sua rede funcione à uma velocidade muito baixa ou talvez nem funcione.

A escolha da marca dos equipamentos de rede também é muito importante pois, embora as redes de computadores funcionem satisfatoriamente com equipamentos de segunda linha (os mais baratos), é sempre recomendável que se utilize os equipamentos de primeira linha que, de modo geral, são bem mais caros, porém garantem uma melhor performance da sua rede de computadores.

A crimpagem dos cabos

A crimpagem dos cabos de redes consiste na montagem dos conectores de rede de cada ponta do cabo que será ligada ao computador e ao Switch.

Os cabos de rede foram projetados para funcionar gerar a sua própria blindagem através de um campo eletromagnético gerado através do trançado de cada par. Quando eliminamos esse fator de blindagem crimpando os cabos de rede de forma incorreta, a nossa rede começará a sofrer interferências geradas por ela mesma e mais uma vez você terá uma rede lenta e com perda de pacotes de dados.

A sequência correta para crimpagem dos cabos segue abaixo:

  • Branco do Laranja
  • Laranja
  • Branco do Verde
  • Azul
  • Branco do Azul
  • Verde
  • Branco do Marrom
  • Marrom

     

    O seu cabo de rede deverá ficar idêntico ao mostrado ao lado.

  • rede_rj45_crimpagem

    Configuração da Rede

    Agora que você já sabe como cabear corretamente a sua rede e fazer a crimpagem dos cabos, é hora de configurar a sua rede para que ela funcione corretamente.

    O primeiro passo para a configuração de uma rede de computadores é definir o protocolo utilizado por ela. Nesse post vamos pegar como exemplo a configuração através do protocolo TCP/IP que já vem instalado por padrão no Windows XP e na maioria dos sistema operacionais.

    Para configurar o protocolo TCP/IP no Windows XP vá até o Painel de Controle e abra o ícone “Conexões de Rede”, ao abrir esse item você terá acesso à todas as conexões de rede disponíveis em seu computador, basta agora que você selecione o ícone referente à sua conexão de rede local, clique nesse ícone com o botão auxiliar do mouse (geralmente, o botão direito) e clique em “Popriedades”. Você verá então a seguinte tela:

    rede_propriedades_conexao

    Agora você deverá clicar duas vezes em cima da opção “Protocolo TCP/IP” para ter acesso à tela de configurações do protocolo de comunicação de sua rede como visto abaixo:

    rede_propriedades_tcpip

    Agora deveremos marcar a opção “Usar o seguinte endereço IP” e preencher os espaços com os seguintes dados:

    Endereço IP: 10.0.0.10
    Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
    Gateway padrão: (deixar em branco)

    A sua caixa de configurações deverá ficar como mostrado abaixo:

    rede_propriedades_tcpip_fin

    Basta agora clicar no botão “OK” para sair das propriedades do protocolo TCP/IP e em “OK” novamente para sair da caixa de propriedades da sua rede local  e a rede estará configurada no seu computador. Para completar a configuração nos demais computadores, siga exatamente os mesmos passos apenas modificando o último número do endereço IP de cada computador. Como exemplo, poderemos seguir a sequência a seguir:

    Computador Endereço IP
    01 10.0.0.10
    02 10.0.0.11
    03 10.0.0.12

     

    Utilize essa configuração para todos os computadores que quiser, lembrando que o número máximo para o final do endereço IP deverá ser 254, ou seja, 10.0.0.254.

    Se você possuir um roteador ADSL para acessar a internet, poderá deixar essa configuração automática, ou seja, deverá deixar marcada a opção “Obter um endereço IP automaticamente” ao invés de optar pela configuração manual do endereçamento IP da máquina.

    Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.