Como montar uma rede de computadores

O primeiro passo ao montar uma rede de computadores é planejar a estrutura física da rede, ou seja, a localização do Switch, que é o equipamento responsável por distribuir o sinal da rede, e a localização e instalação do cabeamento da rede.

O Cabeamento

O cabeamento muitas vezes é negligenciado por grande parte dos instaladores de rede e em grande parte dos casos é o responsável por problemas na rede e até pane nos equipamentos, principalmente quando passados juntos ao cabeamento de energia elétrica, o que poderá causar grandes interferências na sua rede de computadores e, em caso de descargas elétricas mais sérias, afetará a sua rede podendo até danificar os equipamentos de forma grave.

Os cabos de rede nunca poderão seguir no mesmo conduíte da fiação elétrica e deve-se respeitar a distância mínima de 30 cm da mesma. Em muitos casos é viável utilizar o mesmo conduíte da rede telefônica interna para a passagem dos cabos de rede. É importante também observar a distância máxima entre os pontos de uma rede. Embora existam alguns casos onde a rede funciona em distâncias muito grandes, é recomendável respeitar o tamanho máximo do cabo entre cada ponto de rede de 100m. Isso garantirá que a sua rede não sofrerá com perdas de pacotes de dados o que consequentemente fará com que a sua rede funcione à uma velocidade muito baixa ou talvez nem funcione.

A escolha da marca dos equipamentos de rede também é muito importante pois, embora as redes de computadores funcionem satisfatoriamente com equipamentos de segunda linha (os mais baratos), é sempre recomendável que se utilize os equipamentos de primeira linha que, de modo geral, são bem mais caros, porém garantem uma melhor performance da sua rede de computadores.

A crimpagem dos cabos

A crimpagem dos cabos de redes consiste na montagem dos conectores de rede de cada ponta do cabo que será ligada ao computador e ao Switch.

Os cabos de rede foram projetados para funcionar gerar a sua própria blindagem através de um campo eletromagnético gerado através do trançado de cada par. Quando eliminamos esse fator de blindagem crimpando os cabos de rede de forma incorreta, a nossa rede começará a sofrer interferências geradas por ela mesma e mais uma vez você terá uma rede lenta e com perda de pacotes de dados.

A sequência correta para crimpagem dos cabos segue abaixo:

  • Branco do Laranja
  • Laranja
  • Branco do Verde
  • Azul
  • Branco do Azul
  • Verde
  • Branco do Marrom
  • Marrom

     

    O seu cabo de rede deverá ficar idêntico ao mostrado ao lado.

  • rede_rj45_crimpagem

    Configuração da Rede

    Agora que você já sabe como cabear corretamente a sua rede e fazer a crimpagem dos cabos, é hora de configurar a sua rede para que ela funcione corretamente.

    O primeiro passo para a configuração de uma rede de computadores é definir o protocolo utilizado por ela. Nesse post vamos pegar como exemplo a configuração através do protocolo TCP/IP que já vem instalado por padrão no Windows XP e na maioria dos sistema operacionais.

    Para configurar o protocolo TCP/IP no Windows XP vá até o Painel de Controle e abra o ícone “Conexões de Rede”, ao abrir esse item você terá acesso à todas as conexões de rede disponíveis em seu computador, basta agora que você selecione o ícone referente à sua conexão de rede local, clique nesse ícone com o botão auxiliar do mouse (geralmente, o botão direito) e clique em “Popriedades”. Você verá então a seguinte tela:

    rede_propriedades_conexao

    Agora você deverá clicar duas vezes em cima da opção “Protocolo TCP/IP” para ter acesso à tela de configurações do protocolo de comunicação de sua rede como visto abaixo:

    rede_propriedades_tcpip

    Agora deveremos marcar a opção “Usar o seguinte endereço IP” e preencher os espaços com os seguintes dados:

    Endereço IP: 10.0.0.10
    Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
    Gateway padrão: (deixar em branco)

    A sua caixa de configurações deverá ficar como mostrado abaixo:

    rede_propriedades_tcpip_fin

    Basta agora clicar no botão “OK” para sair das propriedades do protocolo TCP/IP e em “OK” novamente para sair da caixa de propriedades da sua rede local  e a rede estará configurada no seu computador. Para completar a configuração nos demais computadores, siga exatamente os mesmos passos apenas modificando o último número do endereço IP de cada computador. Como exemplo, poderemos seguir a sequência a seguir:

    Computador Endereço IP
    01 10.0.0.10
    02 10.0.0.11
    03 10.0.0.12

     

    Utilize essa configuração para todos os computadores que quiser, lembrando que o número máximo para o final do endereço IP deverá ser 254, ou seja, 10.0.0.254.

    Se você possuir um roteador ADSL para acessar a internet, poderá deixar essa configuração automática, ou seja, deverá deixar marcada a opção “Obter um endereço IP automaticamente” ao invés de optar pela configuração manual do endereçamento IP da máquina.

    Desenvolvedor web, blogueiro nas horas não vagas e tirador de dúvidas de informática em tempo integral.

    • Ítalo Oliveira

      Otimo Post
      Parabéns
      Melhor maneira de montar a rede
      Exclusividade

    • William

      Por favor….
      não consigo configurar minha rede….
      nós temos aqui em casa dois computadores…
      e gostariamos configura-los em rede, para jogos e doc.,…
      mais o status q aparece em icone no canto do computador não sobe…. aquele “enviados e recebidos”, isso tem alguma coisa à ver?….. ou é outro protocolo?…

      Obrigado desde já!!

      • Álan

        Basta fazer o esquema q foi postado no site só q com o endereço de IP: 192.168.0.1 para o 1° computador e IP: 192.168.0.2 para o segundo computador….
        Máscara: 255.255.255.0
        Boa Sorte…

    • jonas

      valeu cara quebrou uma arvore para min

    • Alfredo Alexandre da Costa

      Não sei como agradecer-te por esta grande experiência, mensagem de bom que me comunicou na montagem de uma rede, só vou dizer-te meu profundo obrigado e envio o mue e-mail, [email removido para não parar em listas de spam] gostaria de manter em interação contigo para aprender mais o mundo a informática. Sou estudante da Engenharia Informática, estou estudando num país tão pobre (Guiné-Bissau) não temos professores estamos a estudar com muita dificuldade, por isso achei isso uma grande ocasião para melhorar a minhão capacitação neste ramo de saber.

      muito obrigado, vou por enquando ficar por aqui na esperança de obter uma lindíssima resposta da tua parte.

    • Andreson Alexandre Torres

      Ola amigo ,preciso de sua ajuda.Concigo configurar minha rede da forma que vc disse , ate da pra jogar ,mas nao estou conceguindo fazer a internet funcionar nos dois pcs.Pois aqui usamos um ADSL da velox.E eu e minha irma temos um pc.A velox esta no meu pc. Como eu fiz ,comprei uma placa de rede ,ai ficou a rede da velox e a outra que esta ligado de ponta ponta com outro pc da minha irmã. Como faço para configurar o outro pc pra receber o sinal da internet?Desde ja agradeço.

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Caro Anderson, neste caso você deverá utilizar o assistente para configuração de rede e seguir os passos para a configuração juntamente com compartilhamento de conexão da Internet. Todo o processo é bastante simples, porém, se não conseguir configurar, me avise que eu faço um pequeno tutorial para que você possa segui-lo e fazer este compartilhamento sem problemas. Fico no aguardo.

    • Hélio F. Vimieiro

      Estou num curso de manutenção e montagem de computadores e necessitando saber quais são os equipamentos e suas características na construção de uma rede. Tenho lido sempre os seus ensinamentos e acho muito simples o modo que é colocado. agradeço desde já.

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Caro Hélio, providenciarei um post à respeito deste assunto para este final de semana ainda. Assine nossos feeds ou faça sua inscrição via e-mail para receber as atualizações.
        Muito obrigado pela sugestão de conteúdo!

    • Paulo Alberto

      Mano é a primeira vez que eu vou montar uma rede de computador na casa de um cliente.esse seu passo que está na net,pode ser feita também atravez de um rotiador ou não precisa mano.
      Será que eu consigo deixar funcionando essa rede do cara ou esse seu exemplo não prescisa de rotiador.
      Deixa eu te fazer uma pergunta,psso usar o cabo de rede com clipagem normal,ou necessita ser da maneira que vc deu o exemplo.Espero uma resposta sua.Abraço

    • Dri

      Posso usar um pc somente e colocar 3 telas?
      Tenho como fazer isso?

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Bem, acho que esse tipo de pergunta não é pertinente ao assunto redes ou então eu entendi errado a sua pergunta.

        Se você quer colocar 3 monitores em um computador, você vai precisar de placas de vídeo que tenham este recurso.

        • http://www.aferj.adm.br Paulo “Vallok”

          Dri

          13 de maio de 2009 • 14:47 .Posso usar um pc somente e colocar 3 telas?
          Tenho como fazer isso?
          .
          DRI – As placas de vídeo vem com 2 saidas para monitor, 1 VGA , 1 HDMI e mais uma S-Video para TV – as mais recentes vem com 2 saídas HDMI e cooler (ocupa 2 espaços de ranhuras no gabinete).
          As placas-mães mais novas e poderosas vem com 2 slots PCI Express para se usar 2 placa de videos ao mesmo tempo.
          Dessa forma vc. vai poder usar 4 monitores. Muita gente usa duas placa de videos para aumentar a memória de video em games pesados.
          .
          Paulo

    • Marcos Alberto de Oliveira

      tenho uma rede já instalada, tenho que desinstalar os programas aplicativos, de estoque e frente de loja, e depois reinstalar os mesmos programas, quando fizer desinstalação e instalação, vai ser necessário configurar a rede novemente.

      • http://www.aferj.adm.br Paulo “Vallok”

        Marcos:
        Procure usar um servidor com estes programas, de forma que qualquer terminal da rede possa fazer a entrada de estoque e saída no ponto-de-venda.
        A estrutura de rede (numa camada mais baixa) deve ser independente dos aplicativos (camada mais alta) que seus funcionários vão usar.

        Paulo.
        >
        >Marcos Alberto de Oliveira

        20 de maio de 2009 • 16:55 .tenho uma rede já instalada, tenho que desinstalar os programas aplicativos, de estoque e frente de loja, e depois reinstalar os mesmos programas, quando fizer desinstalação e instalação, vai ser necessário configurar a rede novemente.

    • ANANIAS

      EU ESTOU COM PROBLEMA SIMPLES.
      EU ESTOU COM ROTEADOR DA EDIMAX.
      E NÃO ESTOU CONCEGUINDO ROTEA PARA O COMPUTADOR DA MINHA IRMÃ VIA CABO

    • irenaldo

      queria saber mais porque estou fasendo manutenção de pc quero saber mai sobre rede por favor manda em formação

      • Professor

        Meu filho, primeiro vai aprender a escrever, depois beeeeeem depois, pense em rede de computadores.
        ” em formação “, foi de doer.

    • Wallace

      Exelenrte, muito esclarecedor, podem informar sobre redes com fibra ótica?
      Obrigado.

    • jennifer

      Não consigo acessar minha conta do TP-LINK e eu quero dividir minha net com outro PC mas não consigo… vc pode me ajudar??Obrigada!!

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Olá Jennifer, não entendi direito a sua dificuldade. Você está com problemas de acessar o seu roteador TP-Link por ter perdido a senha? Se sim, informe o modelo do modem para que eu possa procurar a senha padrão dele, ok?

    • andre cyrino

      Guilherme quero montar um ponto de internet na minha casa e distribuir para meus vizinho(perto e longe de casa),quais são os aparelhos para que eu possa enviar sinal da minha antena para as dos meus clientes?e qua sera a minha aparelhagem?e qual e o programa que limita a quantidade de internet disponivel para meus clientes?i e lucro eu dar os equipamentos para o cliente e no cazo de quebra de contrato do cliente eu recolher o materia ou deixo o cliente compra os aparelhos?ei pow me ajuda ai quero investi para meu futuro nisso…um abraço guilherme!!

    • Alex

      Ola eu sou o Alex faço ciência da computação. Realmente esta muito bem explicado a materia acima, esse é realmente um ótimo trabalho. PARABÉNS…

    • Alef Mantovani de Oliveira

      Cara, parabéns por este post.
      Com certeza, você quebrou uma árvore pra mim…rs
      Parabéns mesmo!

      • roberval jose de santana

        muito bom suas explicações mano, existe curso de manutenção dse computadores o line

    • Teresa

      Valeu, fiz tudo que esta ai e consegui fazer a minha rede e agora como consigo colocar um só computador na internet tenho 4 computadores na rede e dois vao ter internet. Cabe lembrar que a minha linha da internet é o VELOX e eu tenho um Switch.
      Abraços.

    • Danilo Santana

      Parabéns Euler,

      Acompanho suas publicações e todas estão de excelente qualidade.

    • Vinicius

      Ja fiz isso agora como vou ter acesso ao outro pc da minha rede?

    • Deyvson

      Olá Guilherme essa será a minha primeira vez que irei instalar uma rede em um cliente, a princípio com 3 pcs mais futuramente serão 5 e todos com internet e um deles esta com window 98 é um pc bem antigo e acredito que ele não consiga rodar o XP,gostaria de uma dica de como proceder.
      E a respeito do instalação no XP é simples assim com vc explicou antes?e nas configurações do Modem tem que ser diferente ou normal como se fosse um único pc?.

      Obrigado e parabéns pelas suas dicas.

    • Pingback: Elson Sartori Junior()

    • Bruno

      Olá meu caro!

      Como faço pra criar uma rede em cima de outra que já esta em andamento?

    • Roberto geraldo dos santos

      gstaria de saber, se tenho uma rede com um shuiter com 8 saída e coloco mais 1 shuiter na saida do pri eu consigo aumentar minha rede.

    • Shirley Nesi

      Olá,
      Boa noite,
      Tenho um pc com Oi Velox instalado através de um modem ADSL e acabei de comprar um notebook, gostaria de saber como faço para usar também o notebook e criar uma rede. Precisarei adquirir um Hub, ou apenas fazer conexão e configurá-los em rede como acima descrito?
      Um abraço, desde já. agradeço.

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Olá Shirley, tudo bem?
        Olha, no seu caso você vai precisar sim de um Hub/Switch, porém é recomendável que você compre um roteador wireless pra você poder utilizar o notebook livremente em qualquer cômodo da casa :)

    • anderson

      boa noite precisava saber se todos os computador da rede tem a nessecidade de ser windows xp aguardo resposta obrigado.

    • Jonatas Junior

      Cara, bem esclarecedor esse teu tuto. Acho que só faltaram dicas e/ou imagem de como conectar os pc’s no hub/switch e dizer que esse passo a passo serve para esse tipo de conexão. Vi o pessoal com muitas duvidas sobre modem adsl e roteadores quando esse tuto só se trata do cabeamento padrão para uma rede.

    • tiago

      e ai galera,tudo bom vamos lá
      tenho velox de 2 megas,como eu faço para dividir ela para cinco pcs
      por fovor,passo a passo galera, eu não sei nada de redes
      o q eu preciso,principalmente configuração de ips não sei nada
      valeu galera,espero respostas obrigado!

    • Adilson Cipriano

      Quaquer novidade e so mandar.

    • Alexandre

      Estou cursando T.I, em busca de um estagio para aprender mais sobre essas tecnologias.
      Esse seu tutorial me ajudou muito, queria saber com tudo isso, num caso de uma empresa:
      eu monto a rede, porem se quiser separar as informações por hierarquia ou ate mesmo departamento.
      O que tu me aconselhas para proteger essas informações,
      pelo usuário do windows xp, tenho como separar tudo isso, ou preciso de outro programa,
      tenho também que privilegia uma maquina para o servidor?para poder fazer backup, lamento ser tão leigo nas perguntas.

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Rapaz, primeiro preciso saber do que você precisa mais especificamente. Que tipo de informações você precisa separar?
        O nível de proteção do Windows XP não é dos melhores, então se você tiver como adicionar uma máquina como sendo servidor (Com Windows Server ou Linux) talvez seja melhor pra gerenciar os usuários da sua rede, tanto para compartilhamento de arquivos quanto para possíveis privilégios de compartilhamento de Internet.
        Me dê mais detalhes para que eu possa lhe fornecer uma resposta mais específica para o seu problema.

    • Daniella

      Oi boa noite!
      Poderia me ajudar?
      Olha eu tenho um moden da d link modelo adsl + router 500b
      tem um computador na sala (ja tem internet instalada provedor instalado) quero instalar mais um no quarto, bom eu comprei um switch modelo intelbraz, e comprei tambem um cabo de rede de seis metros (aquele que tem oito fios dentro), o que acontece é que o cabo de rede serve no meu computador mas não no switch. Fiz o teste instalando no modem o switch, e no switch o computador que ja tinha internet (o da sala) não deu certo!
      O que devo fazer existe alguma configuração??, e em relação ao cabo que não serve devo comprar umadaptador??

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Olá Daniella, tudo bem?
        Se o cabo de rede não serve no Switch existe duas possibilidades… ou você comprou um cabo de rede com defeito ou o Switch está com algum problema sério. Verifique por favor na loja que você adquiriu os equipamentos se o seu cabo de rede realmente tem em cada ponta um conector do tipo RJ-45 pois estes conectores são padrão e devem caber em qualquer equipamento de rede. Você verificou se o cabo do seu modem serviu no Switch? Se o cabo do modem não serviu no Switch ou se algo deu errado é bem provável que o problema esteja no Switch mesmo. Me passe por favor o modelo do Switch que você comprou que eu pesquiso aqui sobre o padrão que ele utiliza.
        Se puder, tire fotos dos equipamentos e principalmente das entradas de rede do Switch e fotos dos conectores do cabo de rede que você comprou. Isso ajudaria a identificar o problema.

    • Daniella

      Meu modelo de switch é o intelbraz com SG 800Q com 8 portas, o cabo de rede que eu comprei não cabe no switch. o que fazer?

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Olá Daniella, realmente não parece ser nada errado com o Switch que você comprou. Você já verificou se o cabo que atualmente você utiliza no modem cabe corretamente neste Switch? Caso o cabo sirva sem problemas em todas as portas do modem, você com certeza está com um cabo que foi mal crimpado ou que veio com algum defeito de fabricação. Procure a loja que te vendeu o cabo peça-os para testar o cabo para você.

    • Daniella

      Outra perguntinha…
      meu modem éo d link 500 b adsl + router é compativel ne?

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Sim, o modem D-Link 500B é compatível com a sua rede sim, porém é preciso que você ligue para o seu provedor para que eles possam lhe ajudar a configura-lo corretamente como roteador e liberando acesso para mais computadores na rede, ao invés de apenas 1 computador como é atualmente. Geralmente eles fazem essa configuração via telefone, dando-lhe as instruções necessárias.

    • Daniella

      Ta bom obrigada pelas respostas, olha eu vou tirar algumas fotos e te mandar pra vc me ajudar ok
      como faço pra te mandar as fotus?

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Estou enviando um e-mail pra você… é só responder ao e-mail com as fotos :)

    • Daniella

      Oi, olha eu consegui coloquei todos os cabos corretamente, mas as luzes power dsl e internet acenden agora a luz LAN não acende. no switch a luz q indica q esta ligado (vermelha) acende, e as portas tambem no meu caso numero 1 e 2 tambe4m acendem, e agora o q devo fazer??

    • Patricia

      Boa tarde!

      Vou começar a fazer estágio na área de informatica em uma academia, fui lá hoje pra conhecer e vi que vou ter muito trabalho, mas a primeira coisa que vou mexer vai ser no modem e no ponto de acesso, vou mudar de lugar, pois tem uma parte da academia que não está pegando internet, depois que eu mudar de lugar vou precisar reconfigurar o modem e/ou roteador? como faço isso?

      • http://www.euler.eti.br Guilherme Euler

        Olá Patricia, tudo bem?
        Depois de mudar o modem ou access point de lugar você não precisará reconfigura-los, basta ligar tudo certinho novamente que as configurações permanecerão lá inalteradas.

    • Simone

      Bom dia,

      Fiz o esquema acima, meu computador visualiza o outro, mas o outro não visualiza o meu.
      O que será que está acontecendo? Você poderia me ajudar?
      Eu queria montar essa rede para compartilhar arquivos e impressora, internet não.
      O switch está aparentemente funcionado.

    • karol alves

      quero configurar uma rede usando um switch mas não vejo a outra maquina na rede.. por favor me ajudem

    • nadson

      valeu irmão agora sim posso montar minha central de redes

    • Jackson

      Olá Guilherme! Instalei e configurei o roteador dlink 524/150. Para o computador onde instalei a internet funciona perfeitamente. O outro computador se ligado no roteador a rede não funciona ( não acende o led), mas se ligar direto no modem funciona. O que pode ser? cabo mal crimpado?

    • WILLIAN

      Bom Dia
      Professor
      Guilherme Euler Quero muito fazer uma faculdade na area de rede, porventura você pode indicar uma faculdade de qualidade e com bom reconhecimento no mercado com bom preço…

      Seu Post é uma informação no fim do rj45… ou seja uma luz no fim do tunel.
      Muito Obrigado

      Willian R.

    • Paulo

      oi guilherme tenho um roteador TP-LINK wr841n, como faço pra configurar uma rede tipo wireless + cabo ou seja o PC no roteador com fio e o Netbook em rede s fio, deu pra entender? mandar dados do PC p o Netbook Obrigado Paulo

    • Robson

      Guilherme Bom post, Você poderia me ajudar tenho em casa 2 pcs que estão compartilhando uma rede de eternet Veloz que tem modem e router,mas eles não trocam informações entre si,Documentos,musica, etc.
      eu queria configurar eles de modo que eles possam ver um o outro e se possível não mexer na eternet que está funcionando bem.

      • Guilherme

        Olá Robson, tudo bem?
        Olha, se está tudo funcionando aí está bem fácil. Dá uma olhadinha no endereço IP de cada máquina indo em Iniciar >> Executar e digitando na caixa o comando “cmd” (sem aspas) e clicando em Ok, depois digite “ipconfig” (também sem aspas) e lá você terá o resumo das suas conexões de rede com o endereço IP. Estando de posse do endereço IP de cada máquina basta que você vá em Iniciar >> Executar e digitar o endereço IP iniciado por “\\”, ex.: \\192.168.1.100. Assim você poderá ter acesso aos arquivos das máquinas através da rede.

    • Gil

      Bom dia !

      Sobre a questa eu tenho um modem dlink 500 como que faço para poder rotear esse modem para fica igual o da net alguem pode me ajudar obrigado.

    • Rocker

      Excelente postagem, isso me foi de grande ajuda, parabéns aos organizadores.Muito obrigado.

    • Janete Mangabeira

      Olá meu querido, eu tenho uns tr~es computadores e já estava instalados na rede, só que o meu moldem queimou depois de uma grande chuva que deu, comprei novamente um novo e gostaria de saber como devo configurar este moldem para poder passar a internet para os outros computadores pela rede, não sei como fazer isso passao a passo, vc poderia me ajudar a realizar esse procedimento?
      Att. janete de Barcarena Pará.

      • Guilherme

        Olá Janete, tudo bem?
        Para esse tipo de situação é mais fácil deixar a sua rede em DHCP pois, dessa forma, os computadores irão obter automaticamente seus endereços de IP e já ficarão configurados para acessar a Internet. A maioria dos modems/roteadores de Internet já vem com um servidor DHCP embutido justamente para que a configuração do usuário seja mínima, permitindo que qualquer pessoa possa instalar o equipamento em uma rede de computadores.

    • jonas

      Boa noite meu amigo! muito bom.
      Gostaria de tirar uma dúvida.
      Tenho uma rede com 20 PCs, e todos conectados via cabo de rede só que nesta sexta feira peguei um cabo saindo de um suite e coloque outro suite com uma distancia de 50 metros só que quando o pc do cliente que sai deste segundo cliente é ligado o modem em minha casa reinicia e a nete não volta mais.
      Vc sabe dizer o que esta acontecendo?
      Obrigado.

    • http://[email protected] sam

      Muito boa essas dicas valeu!

    • Prisciele

      Brigado pela dica.Vocês estão de parabéns !

    • j. s. pinto

      boa dica.
      depois de 2 horas de bate cabeça, entrei no site de você e resolvi meu problema existencial.
      muito obrigado.

    • Altemar Barros da Rocha

      Att: Guilherme Euler. Eu adorei essa parte sobre redes que vocês postaram mas e como eu faço pra definir quem vai ser o Servidor? Eu sou técnico em Informática e fiz também rede mas faz muito tempo e eu adoraria se vocês me ajudassem. Um forte abraço.

    • Eugenio Cabral

      gostei da dica

    • mario carlos

      como posso distribuir uma rede de cabeamento em 32 computadores num condominio ,posso distribuir clipando suite por suite

      • https://plus.google.com/u/0/103119263119879676599/about Guilherme Euler

        Vai depender de vários fatores como: distância entre os pontos, locais onde o cabeamento irá passar, distância total da rede e tipos de equipamentos que você deseja utilizar. Se puder explicar melhor a sua situação específica ficará mais fácil para lhe ajudar :)

    • Francisco da Silva Pereira

      Realmente foi uma ótima ajuda

    • Dalmo

      Boa noite;

      Meu problema não é o cabeamento, esse sei fazer. Tenho um PC ligado diretamente ao switter da NET. O PC liado com cabo no mesmo e, distribuição wi-fi onde existe um outro PC que se liga através da mesma. Gostaria de fazer com que o PC-A (cabeado) lesse o PC-B em rede.
      Ambos utilizam o Win 7 e, acho que esse princípio também poderá fazer com que o meu Laptop também posa ser inserido.
      Algumas configurações técnicas:
      PC-A: Dual Core 2.6 conexão cabo.
      PC-B: Core
      Conexão Internet:
      Modem da NET ARRIS TG862

      Caso tenha me esquecido de algo que seja relevante, peço desculpas e, postarei assim que for solicitado.

      Agradecido, subscrevo-me:

      Dalmo

      • https://plus.google.com/u/0/103119263119879676599/about Guilherme Euler

        Olá Dalmo,
        Eu não tenho um Windows 7 aqui agora para testar, mas se não me engano no Windows 7, nas configurações de rede (Central de Rede e Compartilhamento) existe uma opção onde você deve DESATIVAR o compartilhamento de rede protegido por senha pois somente dessa forma um Windows irá conseguir acessar o outro. Caso contrário ele ficará pedindo senha o tempo inteiro.
        Para acessar a outra máquina da rede, você deverá abrir a janela “Executar” apertando as teclas Win+R ao mesmo tempo ou então através do próprio comando “Executar” no menu iniciar. Nessa caixa você deve colocar: \\ip-do-outro-computador, Ex.: \\10.0.0.100
        Outra forma de fazer este acesso é digitando \\nome-do-computador, porém nem sempre essa função funciona, é mais seguro digitar o IP do computador que será acessado.