spam

Todos os dias recebo em minha caixa de entrada dezenas de mensagens de SPAM disfarçadas de “E-mail Marketing” e fico imaginando que, do outro lado, algum espertão fez um ótimo negócio comprando aquela lista com 40 milhões de e-mails para fazer a divulgação de seu novo produto. É claro que eu sequer perco meu tempo abrindo o site para saber se o produto existe ou se, pelo menos, tem qualidade. Isso quando, ao invés de simplesmente apagar o e-mail, não envio uma mensagem bem mal educada para o cidadão SPAMzeiro sugerindo que ele aprenda a utilizar a Internet da forma correta. Quando estou de bom humor, faço um tratado (um e-mail gigantesco) explicando os motivos pelos quais não se deve fazer esse tipo de coisa, o quanto isso é prejudicial para o nome da empresa, etc.

Mas é incrível como em pleno ano de 2008 algumas pessoas ainda acreditem que o envio de SPAM disfarçado de E-mail Marketing ainda é a melhor saída para a divulgação de um produto ou serviço na Internet. Isso me faz crer que a Internet ainda não evoluiu comercialmente e que ainda vivemos em 1996, quando houve a grande bolha da Internet.

Basta procurar em sites como o Mercado Livre que você encontrará vários vendedores oferecendo milagrosas listas de e-mails com 40 milhões de endereços cuidadosamente catalogados e separados por ramo de interesse, pessoais, empresariais, cidade, estado, região geográfica e todo tipo de filtro que se possa imaginar. Tudo isso por “dérreau”.

O pior de tudo é que tem gente que compra esse tipo de lixo eletrônico achando que está fazendo um ótimo negócio, que será a melhor estratégia de divulgação de sua empresa, marca, produto ou serviço.

Isso não tem nada haver com uma campanha online de divulgação de uma empresa e não deve ser utilizada em hipótese alguma pois, além de enviar “milhões de e-mails” para quem não solicitou ou sequer está interessado no seu produto, ainda corre o risco de ter o seu site figurando em alguma lista negra da web.

Existem várias formas de se fazer uma campanha online decente e que te dê algum retorno concreto. Não adianta você querer empurrar goela abaixo uma coisa que a pessoa não quer receber. Se você quer fazer uma campanha online para divulgar sua empresa, produto, serviço, website ou qualquer coisa na Internet, a melhor forma de fazer a coisa é procurar uma empresa que atue nessa área para que você não jogue dinheiro fora e nem acabe sujando o nome de sua empresa.