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Como todos já devem saber, o Paypal é uma das melhores opções na hora de vender online. Isso porque ele possui um sistema bastante completo de integração onde é possível integra-lo a (praticamente) qualquer sistema de forma bastante simples. Além do mais, o Paypal oferece várias formas de proteção tanto para o vendedor quanto para o comprador, o que lhe garante um posto quase que soberano como unanimidade em segurança na hora de fazer compras online.

Pois bem, para quem trabalha com produtos puramente digitais o Paypal acaba não sendo um negócio tão bom assim para o vendedor, pois eles simplesmente não oferecem nenhuma proteção para o vendedor de produtos digitais e sempre ficará ao lado do cliente nessas transações o que, claro, não chega a ser exatamente um problema caso você esteja agindo com honestidade.

Essa tamanha proteção que o Paypal garante aos compradores acaba gerando algumas vezes um pequeno incômodo chamado “chargeback” e que vem sendo um verdadeiro vilão para aqueles que trabalham principalmente no ramo de hosting, pois estes são os maiores alvos dos cybercriminosos.

Chargeback, a grosso modo, é quando alguém efetua uma compra na sua loja (virtual ou não) e, após a compra, cancela a mesma junto à operadora de cartão de crédito. Também conhecido como estorno.

Quando este chargeback acontece de forma intencional por parte do cliente, infelizmente não podemos fazer muito, pois contra a má fé praticamente não há proteção. Porém outro caso bastante comum de chargeback, ainda mais nos dias de hoje é quando alguém tem o cartão de crédito roubado ou clonado e um terceiro, sem a autorização do titular, sai comprando produtos e serviços utilizando-se dos dados deste cartão. Neste caso o Paypal é ferrenho e estorna mesmo o valor para a conta da pessoa que foi lesada e ainda desconta algumas taxas bem salgadas da conta do vendedor que, coitado, também foi enganado nessa história.

Felizmente existem algumas formas de se proteger deste tipo de situação, principalmente para quem trabalha no ramo de hosting. Antes que você se alegre achando que o Paypal vai te proteger: Não vai.

O “pulo do gato” nessa história é você próprio (vendedor) fazer o reembolso da transação caso detecte uma tentativa de fraude em sua loja virtual ou empresa de hosting. Fazer isso não é muito difícil e com algumas pequenas verificações já é possível notar a tentativa de fraude.

Em primeiro lugar, fique atento aos dados da pessoa que efetuou o pedido no seu site e nos dados fornecidos ao Paypal. Uma diferença nesses dados já é grande indicativo de fraude.

Desative qualquer tipo de setup automático. Este passo é certamente o mais “doloroso” para quem trabalha com hosting e o cliente acaba sendo penalizado pois ao invés de ter o serviço liberado na hora, a pessoa terá que esperar até que a pessoa responsável faça a verificação para poder liberar o seu serviço.

Verifique o CPF junto à Receita Federal. Eles possuem um serviço online para isso e é bem simples utiliza-lo.

Verifique os endereços, CEP e números de telefone. Em situações de fraude é comum a utilização de dados aleatórios para o cadastro. Já tive casos onde o CEP era de uma UF, o endereço de outra e o telefone de outra completamente diferente.

Caso após as verificações você ainda continue em dúvida sobre liberar ou não a conta do cliente, não custa nada dar uma ligadinha para conferir alguns dados diretamente junto ao cliente. Eu mesmo já liguei para possíveis clientes várias vezes afim de confirmar os dados informados na loja e dar uma sondada para ver se a pessoa realmente é a dona do cartão de crédito utilizado no pagamento.

Você deve estar se perguntando qual o motivo de tantas verificações se no fim das contas o Paypal irá acabar dando uma “mordida” na sua conta, certo? Errado! Caso você identifique uma fraude e vá até o site do Paypal efetuar o cancelamento da transação não será descontado nenhum centavinho da sua conta! Você tem até 15 dias para efetuar o cancelamento da transação através do site do Paypal sem que lhe ocorra qualquer tipo de prejuízo. Eu mesmo entrei em contato com o Paypal e fui informado de que se você mesmo fizer os cancelamentos, sua conta não sofrerá qualquer penalidade e você continuará podendo efetuar suas vendas normalmente, mas caso você não cancele as vendas e espere que a própria equipe do Paypal as cancele (gerando também as inoportunas taxas), sua conta poderá ser penalizada e até mesmo cancelada junto ao Paypal.

Pode até parecer trabalhoso fazer toda essa verificação mas na verdade não é. Às vezes com uma simples passada de olho no cadastro do cliente você já consegue identificar se é um cliente legítimo ou um tentativa de fraude. Você mesmo fazendo essa verificação irá evitar que um fraudador faça uso de seus produtos/serviços e, no caso de hosting, evitará que o seu próprio servidor seja um disseminador de pragas virtuais, o que pode lhe render um prejuízo imenso ou até mesmo o seu contrato com o seu fornecedor.