Bye bye Live Domains

Bye bye Live Domains

É fato notório e conhecido que os e-mails são a pior parte de um servidor para administrar. Lidar com SPAM e blacklists não é a coisa mais fácil que inventaram no mundo da administração de servidores para Internet. Para “aliviar” essa carga, muitas pessoas optam por utilizar serviços de terceiros para hospedar e gerenciar seus e-mails e o último deles, gratuito para domínios personalizados, acaba de ser encerrado sem qualquer alarde ou cerimônia. Trata-se do Live Domains, da Microsoft.

O Live Domains nunca foi muito conhecido e, de fato, só começou a ter vários fãs depois que a Google fechou, em 2012, as inscrições gratuitas para o Google Apps, serviço de igual utilidade.

De 2012 pra cá muita coisa já havia mudado no Live Domains. No início eles davam de graça 500 contas de e-mail e depois diminuíram a quantidade para 50 contas “apenas”. Mesmo assim ainda era mais que necessário para a maioria das pessoas que procuram esse tipo de serviço.

O suporte, no início, era excelente! Fazia-se uma pergunta no fórum da Microsoft, o Microsoft Community, e em horas a pergunta era respondida e as solicitações efetuadas. Tudo na maior boa vontade do mundo e de uma forma que sequer parecia Microsoft (grátis). Com o tempo o suporte foi piorando cada vez mais, ao ponto de uma pergunta demorar meses para ser respondida.

Eis que hoje, na calada da madrugada, recebo uma resposta à uma questão que havia postado no Microsoft Community e, para a minha surpresa, a resposta era o anúncio do fim do Live Domains. Segue abaixo a resposta que recebi:

resposta live domains

Pois é, podem acreditar. Assim como não existe almoço grátis na vida real, as refeições grátis da web estão deixando de existir uma a uma e isso não é sequer sacanagem por conta das empresas. Tanto a Google quanto a Microsoft forneciam serviços de excelente qualidade sem cobrar nada das pessoas e, querendo ou não, acabamos ficando mal acostumados com isso. Manter estrutura para estes serviços não é barato, muito pelo contrário, são estruturas caríssimas e que demandam uma mão de obra dos infernos. Nada mais justo do que pagar por isso, concordam?

Como alternativa do Live Domains, a Microsoft sugere a assinatura do Office 365, que vai muito além de um serviço de e-mails. É na verdade uma suíte completa de escritório online com direito a e-mails, calendário, armazenamento online e tudo mais que você necessita para ter uma vida online confortável. Dependendo do plano que você assinar, tem até direito a utilizar o Office 365 em seu computador pessoal ou da empresa.

Pois bem… aqui fica o meu agradecimento à Microsoft pelos serviços prestados até o momento e espero que o Office 365 dê certo e que os usuários finalmente tenham consciência de que é necessário pagar para ter algo de qualidade.

UPDATE

Acabei de perceber a seguinte mensagem na página de entrada do finado Live Domains:

Para os administradores de domínio que desejam continuar gerenciando endereços de email em seu domínio, vamos oferecer a opção de migração da conta para o Office 365. Como parte do Office 365, você poderá continuar gerenciando seus domínios personalizados, além de usar muitas outras ferramentas de produtividade, como calendários compartilhados, armazenamento em nuvem e mensagens instantâneas.

Os clientes atuais que usam domínios personalizados com o Outlook.com receberão nas próximas semanas notificações por email com mais detalhes e instruções sobre como fazer a migração.

Ao que tudo indica, mesmo quem já utiliza o serviço Live Domains será obrigado a migrar para o Office 365, que é pago, ou terá que procurar uma nova morada para os e-mails de seu(s) domínio(s). Aguardando as cenas dos próximos capítulos. Posto mais novidades para vocês assim que elas chegarem a mim.