Diariamente recebo dezenas de e-mails com super-promoções que não existem, com fotos de traições que não aconteceram, com aquela foto de uma amiga da escola peladinha e coisas do tipo. Não sou o único que recebo esse tipo de e-mail e com certeza você também já recebeu um. O problema é que, ao clicar nos links enviados nessas mensagens, seu computador ficará infectado com um vírus, spyware ou cavalo de tróia e, à partir desse ponto, é que a coisa começa a ficar complicada, pois você pode ter a sua conta saqueada, dados pessoais expostos, cartão de crédito clonado, etc.

Em primeiro lugar, é preciso ter a consciência de algumas coisas bem simples:

  • Nenhuma amiga sua vai te mandar fotos comprometedoras;
  • Acalme-se, você ainda não foi traído(a);
  • Ninguém distribui dinheiro e, para ganhá-lo, é preciso trabalhar;
  • Fotomensagem vai chegar no seu celular e não no seu e-mail;
  • Quer ver gente morta, vá ao necrotério;
  • Sabe o Orkut? Então… sua conta não vai ser cancelada;
  • O gerente do seu banco e nem ninguém de lá vai te pedir a senha da conta por e-mail;
  • Seu CPF não vai ser cancelado se você não clicar no link;
  • A justiça brasileira não envia intimações por e-mail;

Sei que o que vou escrever nesse parágrafo é pedir muito, mas tente prestar atenção aos erros de português da mansagem. Nenhuma empresa vai te pedir um orsamento super-importante com os produtos do link. Erros de portugês são clássicos e gritantes em mensagens de SPAM.

É simplesmente incrível o número de pessoas que sai clicando em qualquer porcaria nos e-mails com medo de ter levado um chifre ou de ter documentos cancelados ou até mesmo a prisão decretada.

Vocês já notaram também que sempre que é preciso fazer um download de um arquivo da Internet o browser (navegador) te pergunta o que você quer fazer com o arquivo? Já reparou também no número de pessoas que saem clicando em qualquer coisa sem ao menos saber o que está fazendo? Pois é… às vezes estou com algum aluno ou cliente que sai clicando em qualquer coisa e eu pergunto: “Você clicou em que?” e a resposta é sempre a mesma “Não sei.”. Não custa nada você perder alguns segundos de sua vida lendo o que está escrito na tela do computador, pois se existe uma caixa pedindo uma ação, lá nessa mesma caixa, antes do botão para clicar, vai ter a descrição do que está sendo pedido. Note também que geralmente você tem disponível dois botões, leia o que está escrito dentro deles também antes de clicar.

Na verdade, tudo que escrevi aqui nesse post deveria estar, por padrão, no cérebro das pessoas. Um pouco mais de informação poderia resolver esse caso. SABER LER E ESCREVER poderia resolver muita coisa, mas infelizmente o povo está “emburrecendo” e aqui estou, às 7:40 da manhã escrevendo uma coisa que ninguém vai ler.

Tenham um bom dia.