Será que dessa vez a Microsoft acertou com o novo Internet Explorer?

Hoje, dia 15 de Março de 2011, foi lançado oficialmente o Internet Explorer 9, o novo navegador da Microsoft e, claro, com toda essa melhora no desempenho dos navegadores de uma forma geral, resolvi testar o Internet Explorer 9 para saber como anda o velho navegador que, apesar de ainda ser o mais utilizado em todo o mundo, tem a pior fama possível.

Ao contrário de outras versões do navegador, o Internet Explorer 9, ao que tudo indica, só pode ser instalado no Windows 7. Isso significa que se você ainda é um infeliz usuário do Windows XP, não poder utilizar o navegador. Na verdade não deveria nem utilizar mais o caquético Windows XP que, venhamos e convenhamos, já está com quase 10 anos de idade.

A Instalação

Logo de início achei interessante a nova forma de instalar o navegador, pois todo o processo de instalação é bem rápido e completamente automático, diferente das versões anteriores que demoravam uma eternidade para fazer o download e depois mais umas duas vidas para instalar. Dessa vez, o download foi bem rápido, pois a exemplo de outros navegadores, ao fazer o download do Internet Explorer 9 você baixará apenas um instalador bem leve para o navegador, o restante da instalação é feita online.

O processo de instalação se assemelha ao de outros navegadores

Logo no início do processo de instalação o Internet Explorer 9 apresenta a mensagem “Baixando as atualizações necessárias…” e é claro que nunca iremos saber se essas atualizações são referentes somente ao Internet Explorer 9 ou a todo o sistema operacional, que no caso, é o  Windows 7 32bits. Tenho a impressão de que as atualizações são apenas para o navegador, pois todo o processo de “baixar as atualizações” não demorou quase nada e logo em seguida a instalação avançava para o próximo passo:

Instalando as atualizações

Neste processo o mistério permanece… que atualizações? Esse processo é bem rápido, mais rápido até que o processo anterior, onde as atualizações ainda estavam sendo baixadas.

Agora sim, vamos instalar!

Depois do rápido processo de atualizar sabe-se lá o que tem-se início o que parece ser a instalação propriamente dita do Internet Explorer 9. Para a minha surpresa, o processo foi muito mais rápido do que eu imaginava. Pois as instalações de produtos Microsoft costumam demorar uma eternidade e fazer bilhões de perguntas antes de dar qualquer passo em direção ao fim da agonia.

Pacote de idiomas... uma agradável surpresa.

No finalzinho da instalação vi uma agradável surpresa, a instalação do pacote de idiomas. Não, não fiquei feliz apenas por ter o Internet Explorer 9 em português, fiquei feliz porque basicamente agora as versões em inglês, português e qualquer outro idioma possuem exatamente o mesmo código,  mudando apenas o idioma de apresentação do mesmo. Para quem não se lembra, em um passado não muito longíncuo, os produtos Microsoft tinham uma estabilidade e performance infinitamente maior no idioma Inglês, já que as traduções para Português do Brasil e outros idiomas pareciam gambiarras mal feitas que criavam uma série de bugs que, como não estavam na língua oficial do tio Bill, não eram corrigidos tão cedo (Windows NT, alguém? Alguém?).

Mas como nem tudo são flores na vida de Joseph, veio a facada final:

Tinha que ser o Chaves

Como nem tudo pode ser perfeito, o nosso amigo Internet Explorer 9 não podia sair de cena assim, sem aprontar alguma barbeiragem, e olha que essa é a pior das barbeiragens que um software pode cometer: Pedir pra reiniciar o computador no final da instalação. Na minha opinião, não existe coisa mais desagradável do que estar trabalhando em alguma coisa, precisar instalra o programa e no fim da instalação ser agraciado com o velho “Reiniciar agora”. Mas fazer o que, né? Vamos continuar…

O Desempenho

É óbvio que logo depois de instalar o Internet Explorer 9 (e reiniciar o computador) eu fui testa-lo nos mais diversos sites possíveis e olha, vou te contar: o bichinho me surpreendeu. Logo de início ele parece ser uma cópia do Chrome ou do Opera, mas depois ele se mostra uma bela opção para quem passa muito tempo na Internet pois o layout foi completamente modificado e, assim como o Chrome e o Opera, valorizam muito mais o espaço útil do navegador, ou seja, essa grande área onde o que realmente importa no navegador é apresentado: o site. O espaço é realmente amplo e o que existe, em princípio, na janela é a barra de endereços, as guias ou tabs, os botões Voltar e Avançar e três pequenos botõezinhos tímidos na lateral direita, logo abaixo do “X” que fecha o navegador. Os três botões são: Home (para ir para a sua página inicial), Favoritos e Ferramentas, onde você terá acesso a alguns velhos e conhecidos recursos e às opções do navegador.

Pude sentir também que o tempo para abertura de um site melhorou drasticamente e, com isso, a navegação tornou-se muito mais “suave”. Não é mais aquele velho Internet Explorer pesado e lento como um elefante doente, agora ele parece estar bastante ágil porém, infelizmente, o consumo de memória do Internter Explorer 9 seja bem mais alto que o consumo de seus concorrentes.

Quando devo atualizar?

O que? Você ainda não atualizou? Já devia ter atualizado logo nas primeiras horas após o lançamento do navegador pois, é de conhecimento geral que muitos criminosos vivem se aproveitando das brechas dos navegadores para roubarem seus dados bancário ou dados de redes sociais. Manter sempre instalada a versão mais recente de qualquer navegador diminui bastante o risco de ser vítima de um golpe pela Internet.

Então não fique mais esperando, faça agora mesmo o download do Internet Explorer 9 e instale a nova versão deste navegador que já chegou impressionando bastante, tanto pelo visual quanto pelo desempenho  e que promete uma briga muito mais acirrada daqui pra frente, com poder de fogo compatível com o dos seus concorrente.