Navegador RockMelt

O navegador RockMelt integra bem as principais redes sociais

Foi disponibilizado há pouco tempo para o público em geral o navegador RockMelt que é um navegador completamente voltado para as redes sociais sem deixar a qualidade de navegação de lado.

Para fazer o download do RockMelt basta que você vá até o seu website oficial em http://www.rockmelt.com e escolha a versão correta para o seu sistema operacional. A instalação é bem parecida com a do Google Chrome ou Chromium, ou seja, você baixa o instalado e o download do navegador propriamente dito é feito online, no momento da instalação. Isso garante que você tenha sempre a versão mais recente do navegador ao instala-lo em seu computador, daí pra frente as atualizações do navegador são automáticas.

Pra começar o RockMelt é baseado no Chromium, projeto que é a base do já conhecido Google Chrome que, na minha opinião, continua sendo o melhor navegador. Isso garante a ele atualizações constantes e uma grande qualidade na navegação, além, é claro, de compatibilidade total com as extensões para Google Chrome, que não são poucas e possuem as mais variadas funcionalidades.

Primeira Execução

 

RockMelt integra-se ao Facebook

Integração do RockMelt com o Facebook é obrigatória

Logo em sua primeira execução o RockMelt pede os seus dados de acesso ao Facebook pois, pelo que entendi, a base do navegador é a integração com o Facebook para armazenar todos as suas preferências de navegação, incluindo os seus marcadores. Logo depois que você adiciona suas credenciais do Facebook e libera o acesso do mesmo aos seus dados, a tela do navegador se abre e já com novidades. Existem duas barras laterais no navegador onde, do lado direito, aparecem todos os seus contatos do Facebook e na barra esquerda aparece a sua timeline também do Facebook.

Caso algum contato esteja online, aparecerá com uma bolinha verde indicando seu status na barra da lateral esquerda e, caso você queira conversar com este contato é só clicar em seu avatar para iniciar uma conversa através do chat do Facebook ou então ver suas atividades mais recentes.

A barra direita do navegador funciona como um agregador de notícias juntamente com aplicações para acessar outras redes sociais. Até o momento só consegui achar o Twitter e o Youtube. Existe também a possibilidade de você adicionar à barra da direita os seus Feeds favoritos para que sempre que o site for atualizado, você seja avisado diretamente na tela do seu navegador, com a opção de ir direto para o novo post.

Sincronização

Hoje em dia é fato que muitas pessoas acessam a Internet através de vários computadores, seja em casa, notebook, computador do trabalho ou lan-houses e, até pouco tempo atrás, era praticamente impossível você ter acesso à algo centralizado para guardar todas as suas informações “na nuvem” para que elas fossem acessadas de qualquer lugar. Com o Chrome existe a possibilidade de integrar todas as suas preferências de navegação (Bookmarks incluso) e sincronizar tudo através da sua conta do Google, como RockMelt essa possibilidade também é mantida, porém através do seu login do Facebook. Isso facilita muito a vida de pessoas como eu que tem o computador principal em casa, tem o notebook e ainda tem o computador do trabalho. Manter isso tudo sincronizado é fundamental, pelo menos no meu caso.

O Desempenho

No geral, o desempenho do RockMelt é bem parecido com o desempenho do Google Chrome pois os dois utilizam a mesma base, o Chromium, porém o RockMelt acaba se tornando um pouco mais pesado por conta de toda essa integração com as redes sociais.

A velocidade para abrir sites é praticamente a mesma e a navegação acontece bem suave, como o de costume. Quanto ao desempenho não há do que reclamar.

As Notificações

Um fator que me incomodou muito no RockMelt foi a impossibilidade de configurar em que situações as notificações aparecem. Explico: Se você possui várias contas no twitter ou segue muita gente, fica praticamente impossível trabalhando no navegador, pois a todo momento pipoca uma telinha informando sobre essas atualizações e isso tira a concentração de qualquer um. Existe a possibilidade de desativar esses alertas, mas para o RockMelt é 8 ou 80, ou você desativa TODAS as notificações ou fica com todas ligadas. Isso é bem chato pois às vezes estou trabalhando mas se alguém me manda um DM ou me menciona no Twitter eu quero saber na hora. Sem contar o fato de que o widget do Twitter no RockMelt simplesmente não tem uma área destinada às DMs. Pois é… se você quer conferir se recebeu uma DM vai ter que ir até o site do Twitter, logar na sua conta e verificar lá mesmo.

Foi aí que decidi que o RockMelt seria apenas “mais um navegador”, até que eles criem formas de personalizar mais essas notificações, por exemplo, por conta do Twitter ou Facebook. Não deve ser difícil fazer isso pois todos os plugins para Google Chrome que utilizo tem esse recurso.

Resumo da Ópera

Se você é um usuário com apenas uma conta no Twitter e possui contatos “moderados” o RockMelt é uma boa pedida, pois você vai conseguir navegar na Internet e se manter atualizado o tempo inteiro de uma forma bem simples e intuitiva, porém se você precisa gerenciar várias contas no Twitter ou segue muitas pessoas, a navegação fica praticamente insuportável pois a todo momento aparece uma janelinha pra incomodar. E olha que eu nem tenho muitos seguidores e recebo poucas DM’s, mas eu tenho 5 contas no Twitter, uma para cada site e ainda a minha conta pessoal, isso significa que de tempos em tempos eu vou receber alertas de 5 contas do Twitter + 1 conta do Facebook. Tente trabalhar com esse barulho na cabeça 🙂

Fora esse problema chatíssimo das notificações o navegador é bastante interessante e pode melhorar muito a sua experiência nas redes sociais, vale muito a pena testa-lo e, quem sabe, torna-lo seu navegador padrão.