Alcatel OneTouch 900M - Simplicidade e competência

Alcatel OneTouch 900M – Simplicidade e competência

Vivemos hoje em uma época em que muitas pessoas querem um smartphone simplesmente para tê-los sem ao menos utilizarem toda a capacidade fornecida pelo aparelho. Já algumas pessoas, mais apegadas à simplicidade e praticidade, preferem os aparelhos mais simples porém nem sempre o mais simples é sinônimo de menos recursos ou menor qualidade. É exatamente esse o caso do OT-900M, um feature phone com recursos bastante uteis e um design bastante sóbrio e agradável.

Para aqueles menos familiarizados com o termpo, um feature phone é um aparelho celular que fica entre os dumb phones (aparelhos simples e com funções bastante limitadas) e os smartphones (aparelhos com grande quantidade de recursos e que possuem várias funções além da telefonia celular).

Uma das grandes vantagens dos feature phones em relação aos smartphones é a sua grande duração da bateria, justamente pelo motivo de um feature phone não exigir tantos recursos do aparelho, como grande velocidade de processador ou mesmo interface gráficas mais apuradas como as dos smartphones de hoje, que, em sua grande maioria, possuem telas sensíveis ao toque com resolução HD, isso faz com que os feature phones sejam mais adequados ao perfil do usuário mediano, aquele que não se enquadra no uso dos dumb phones mas também não tem grandes necessidades de uso com toda a potência que um smartphone proporciona.

Design

Como você pode notar através da foto, o OT-900M tem o visual bastante sóbrio e, em um primeiro momento ele parece grande, porém ao utiliza-lo você verá que o aparelho se encaixa perfeitamente na mão, facilitando bastante o uso com apenas uma das mãos ou, caso você queira digitar um texto um pouco maior, também é possível utilizar o aparelho com as duas mãos, o que agiliza muito a digitação.

Ao segurar o aparelho você tem a sensação de segurança, diferente de outros aparelhos onde é necessário segurar com ambas as mãos para que o aparelho não escorregue da sua mão e caia no chão. O encaixe do OT-900M nas mãos é perfeito.

Internet

No caso do OneTouch 900M, digo que ele é quase um smartphone pois ele possui recursos bastante avançados se comparados à outros aparelhos da mesma faixa de preço. Um dos recursos interessantes do OT-900M é a sua conectividade 3G que possibilita o uso da rede de dados da operadora para acesso à Internet com uma velocidade bem razoável, permitindo assim uma navegação tranquila e uma boa velocidade de abertura de sites, e-mails, mensagens e todos os recursos disponíveis na Internet. Não consegui medir a velocidade máxima alcançada por este aparelho em uma rede 3G mas posso dizer que comparando com um smartphone, o OT-900M conseguiu abrir as páginas praticamente na mesma velocidade utilizando o navegador Opera Mini, que já vem instalado por padrão no aparelho e pode abrir sites com os mesmos recursos de um smartphone de verdade.

Áudio

Outro fator que me deixou bastante surpreso no OT-900M foi a qualidade do áudio do aparelho tanto para fazer/receber ligações quanto na execução de arquivos de áudio. De todos os feature phones que tive a oportunidade de testar, o OT-900M foi o que melhor se saiu em qualidade de audio. Para melhorar, o fone de ouvido que acompanha o aparelho tem um som excelente e é construído com um material que parece ser bem confiável. Só havia visto tamanha preocupação e qualidade em um fone de ouvido no meu moribundo E-51, que é um smartphone e, em sua época, era um aparelho top de linha. Com o OT-900M você tem a certeza de que as suas ligações terão uma qualidade excelente e, de quebra, poderá aproveitar para utiliza-lo como um player portátil de música, fazendo assim um ótimo proveito da capacidade do aparelho.

O alto falante do aparelho é de extrema qualidade tanto na reprodução de arquivos de áudio quanto no volume e clareza do toque da campainha. Isso significa que se alguém te ligar você realmente vai ouvir o telefone tocando e não perderá mais nenhuma ligação. Não recomendo deixar a campainha no volume máximo pois o som é realmente alto e pode até ser incômodo em alguma situações.

A Bateria

Já que estou falando em utilizar o OT-900M como um player de música, é de fundamental importância falar da bateria do aparelho que, aqui, vou dar um destaque especial pois a bateria chega a durar até dias de uso normal e quando eu falo em uso normal significa fazer/receber ligações, ouvir música durante algum tempo do dia e utilizar a Internet pra ver e-mails, facebook, twitter e afins. Para o uso constante da Internet a bateria do telefone chega a durar até 2 dias. Para efeitos de comparação, possuo um smartphone e se eu ficar 2h direto na Internet com ele a bateria do aparelho é simplesmente drenada, fazendo com que eu ande constantemente com um carregador do aparelho.

Uma grande vantagem do OT-900M é a possibilidade de utilizar o cabo USB do aparelho conectado ao computador para carregar a bateria, sendo assim, você pode manter o seu aparelho carregando enquanto está na frente do computador, o que é o ideal para a maioria das pessoas que podem, por exemplo, deixar o cabo USB sempre na mochila ou no escritório e ter o carregador em casa, fazendo assim com que seu aparelho nunca fique com a bateria descarregada.

Usabilidade

Quando analiso um aparelho, seja ele um feature phone, dumb phone ou smartphone, o ponto principal é justamente a usabilidade do aparelho, ou seja, a facilidade de uso por qualquer pessoa, seja o mais familiarizado com tecnologia, seja os mais distantes do mundo tecnológico e nesse quesito o OT-900M deu um show à parte. Pra mim, que sou um geek de carteirinha, foi extremamente simples pegar todas as “manhas” do aparelho e em poucos minutos já estava explorando ele ao máximo. Resolvi então fazer um pequeno teste, emprestei ele para a minha esposa que não é tão familiarizada assim com coisas tecnológicas e com ela foi praticamente a mesma coisa, em pouquíssimo tempo ela já estava utilizando todos os recursos do aparelho e gostou muito da experiência de uso que o aparelho lhe proporcionou.

A sensação que temos ao utilizar o OT-900M é que ele é aparelho agradável de utilizar. Toda a navegação dele é feita através de uma pequena área sensível ao toque logo abaixo da tela do aparelho e basta deslizar o dedo nessa área para selecionar a opção desejada e pressiona-la para abrir o aplicativo ou executar a ação selecionada na tela.

Teclado Físico

Devo confessar que depois que passei a utilizar smartphones com telas sensíveis ao toque peguei uma certa repulsa por teclados físicos justamente pelo fato de eu ter dedos grossos e que sempre dificultou muito a digitação em pequenos teclados físicos e um recurso que me deixou bastante impressionado no OT-900M é que ele possui pequenas elevações no teclado que facilitam muito na hora de pressionar a tecla correta, ao invés de esbarrar em todas as teclas adjacentes. Ao contrário do que eu imaginei antes de utilizar o teclado físico do telefone, utiliza-lo é tão prático como utilizar um teclado em telas touch screen e o tamanho do aparelho até ajuda a utilizar o teclado com as duas mãos e não chega a incomodar utilizando com apenas uma das mãos para a digitação. Bastante prático mesmo.

Como nem tudo são flores, tem um pequeno detalhe quanto à digitação que me deixou um pouco insatisfeito com o aparelho. Como os aplicativos para twitter, facebook, MSN e navegação na Internet (Opera Mini) são feitos em Java e, por causa de limitações do próprio Java, não é possível utilizar o “ç” (cedilha) nesses aplicativos, mas no restante dos aplicativos (Agenda, Calendário, Mensagens SMS e MMS, etc) todas as teclas funcionam perfeitamente, bem como o “ç” (cedilha).

Em contato com a equipe de desenvolvimento e suporte ao aparelho, fui informado de que eles já estão trabalhando em uma solução para esse pequeno inconveniente. Ainda não há, portanto, uma previsão para que o “ç” funcione nos aplicativos Java do aparelho mas creio que esse problema não vá durar por muito tempo.

A Tela

A tela do OT-900M é bastante grande para um feature phone e tem cores bastante fortes e brilhantes, com isso, permite uma ótima experiência visual do aparelho tanto na navegação web, visualização de fotos e vídeo. O que mais me incomoda nos feature phones e dumb phones é a baixíssima qualidade da tela pois dificulta muito a visualização de arquivos de imagens, navegação na Internet e até mesmo da agenda telefônica e no OT-900M isso não acontece pois a tela é bastante ampla e a visualização dos elementos na tela é bastante clara e limpa. O brilho da tela é sensacional e até mesmo sob o sol é possível ter uma visão perfeita de tudo que tem na tela, sem que fique escura de mais e dificultando, por exemplo, a localização de um contato para o qual você precisa fazer uma ligação.

A Câmera

O OT-900M possui uma câmera de 2 Megapixels, o que permite tirar fotos de até 1600×1200 pixels, tamanho suficiente para compartilhamento na web e para fotos que não precisem de muitos detalhes. O aparelho também permite a gravação de vídeos com áudio com qualidade de até 320 x 240px. Não adianta eu ficar aqui falando da qualidade da câmera para fotografias e vídeos, o melhor mesmo é ver um exemplo de como ficam as fotos e vídeos, certo? Então veja abaixo uma pequena amostra do que esse celular é capaz:

Fotos:

 

Vídeo:

Vale lembrar que a qualidade das fotos ou do vídeo não foram alteradas ou retocadas antes de serem publicadas, apenas uma das fotos teve um pequeno retoque para esconder a placa do carro que aparece na imagem. Essa é a qualidade real do OT-900M utilizando as configurações do próprio aparelho e sem truques.

Outra vantagem que me chamou a atenção foi a possibilidade de utilizar o OT-900M como webcam em seu computador, um recurso bastante interessante que faz com que o seu celular vire uma webcam quando plugado na porta USB do seu computador, podendo utiliza-lo para bate-papo, tirar fotos e tudo mais que uma webcam proporciona.

Conectividade

Como já foi dito, o aparelho possui conectividade 3G para acesso à Internet e também possui acesso à rede de dados 2G (GPRS), facilitando assim a conectividade com a Internet em áreas ainda que não possuem cobertura 3G. Além do 3G e 2G, o aparelho possui conectividade via USB para a transferência de arquivos (podendo o aparelho ser utilizando como um pendrive para carregar seus arquivos) ou para utiliza-lo como Webcam em seu computador e também para fazer a carga da bateria do aparelho que também conta com conectividade Bluetooth para a transferência de arquivos e utilização de headsets, o que nos dias de hoje é bastante útil, principalmente para que você possa andar tranquilamente ouvindo as suas músicas sem a necessidade de fazer malabarismos e mágica com os fios. Através do acesso à Internet também é possível compartilhar os seus arquivos via e-mail e redes sociais através de seus aplicativos nativos.

Aplicativos Instalados

Os aplicativos que já vem instalados no OT-900M são bastante uteis e fáceis de utilizar. São eles:

  • Aplicativo para e-mail;
  • Navegador WAP (para conexões lentas);
  • Navegador Opera Mini;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Música (para executar arquivos de áudio);
  • Visualizador de vídeos e imagens;
  • Rádio (para ouvir rádio FM local);
  • Clima (para previsão do tempo);
  • News (para recebimento de notícias);
  • Relógio;
  • Calendário;
  • Calculadora;
  • eBook (para a leitura de livros digitais);
  • Tarefas;
  • Bloco de Notas;
  • Conversor de Unidades;
  • Cronômetro;

Alguns desses aplicativos são nativos do aparelho e outros funcionam em Java. Todos são de grande utilidade e funcionam de acordo com o esperado e até com algumas surpresas quanto ao desempenho e qualidade do design e usabilidade dos aplicativos. Para os aplicativos que funcionam através do Java existe o pequeno inconveniente quanto a impossibilidade de utilização do “ç” porém já entrei em contato com a equipe de suporte e eles estão estudando uma solução para resolver esse pequeno problema.

Push To Talk

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos recursos mais interessantes deste aparelho pois permite a comunicação através do sistema PTT oferecido por praticamente todas as operadoras hoje em dia. O PTT (Push To Talk) se tornou bastante conhecido devido à sua grande utilização em aparelhos da operadora Nextel, sendo que, na maioria das vezes, esse tipo de comunicação é bem mais barata que a ligação convencional entre dois terminais.

Considerações Finais

No geral o OT-900M me agradou bastante, principalmente pela sua grande quantidade de recursos e facilidade de uso. O som do aparelho é um show à parte e merece mesmo ser comentado várias vezes. Se você acha que realmente precisa de um smartphone, conheça antes o OT-900M pois tenho certeza de que a grande maioria das pessoas se dariam muito melhor com um feature phone como este do que com um smartphone de entrada que possui grandes limitações de hardware e são, na maioria das vezes, muito mais caros que o OT-900M.

O Alcatel OneTouch 900M está disponível nas cores branca e preta e pode ser adquirido através da operadora Vivo ou desbloqueado no site da Livraria Saraiva.