Não há como negar que os e-books e, consequentemente, os dispositivos eletrônicos para leitura desses livros digitais vieram para ficar. O mercado de e-books no Brasil sempre foi bem capenga, mas a coisa mudou completamente depois da chegada da Amazon com seu Kindle e da entrada da Livraria Cultura no mercado com o dispositivo Kobo.
Muitos falam bastante à respeito do Kindle, da Amazon, mas eu particularmente nunca testei um aparelho desses e hoje posso falar com propriedade apenas do Kobo, lançado no Brasil pela Livraria Cultura, o qual possuo um exemplar da linha Kobo Glo.
Existem alguns modelos de Kobo disponíveis no site da Livraria Cultura, sendo eles o Kobo Touch, o mais simples dele, que mesmo sendo modelo de “entrada”, possui tela sensível ao toque e, obviamente, tela com a tecnologia e-ink.
e-ink é uma tecnologia que trás a sensação da leitura em papel para o mundo digital. Diferentemente das telas convencionais de LCD, a tela com tecnologia e-ink não possui iluminação traseira, o que garante um melhor conforto para a leitura, se assemelhando muito à leitura em papel.
O modelo intermediário é o Kobo Glo, modelo que possuo e que será amplamente citado neste post, justamente por eu tê-lo experimentado por bastante tempo.
O Kobo Glo, além de possuir tela com tecnologia e-ink, possui também uma lâmpada de led auxiliar, garantindo que você possa ler os seus e-books até mesmo no escuro ou naquele horário chato, chamado de lusco-fusco, horário entre o fim da tarde e início da noite onde temos pouca luz e que até pra andar nas ruas é ruim.
As características do Kobo Glo são:
- Ano de Lançamento: 2013
- Edição: 1ª
- Altura: 11,4 cm
- Largura: 15,7 cm
- Comprimento: 1 cm
- Peso: 0,185kg
O tamanho da tela do Kobo Glo é excelente para leitura e o melhor é que utilizando formatos de e-book ou arquivos .TXT, você pode alterar o tamanho e o tipo da fonte (letra), adaptando assim a leitura ao seu gosto. Os formatos tipo e-book são: epub, mobi e txt.
Além dos formatos tipo e-book, o Kobo Glo também lê arquivos PDF, HTML, xHTML, RTF, imagens nos formatos JPEG, GIF, PNG e TIF. Pra melhorar, se você também gosta de quadrinhos, o Kobo Glo suporta nativamente os formatos CBZ e CBR.
Essa diversidade de formatos de arquivos suportados nativamente pelo aparelho, foi o que me fez escolher o Kobo como leitor de e-books e escolhi essa versão “Kobo Glo” justamente por possuir a lâmpada de led para auxiliar na leitura durante a noite.
Por falar em formatos de arquivos, é possível comprar os livros digitais da Livraria Cultura diretamente pelo Kobo Glo. Ele possui conexão Wifi para que você possa se conectar à Internet, comprar livros digitais, pegar amostras e livros grátis diretamente na biblioteca da Livraria Cultura e, claro, sincronizar seus livros entre todos os seus dispositivos. De quebra, você ainda pode se conectar ao Facebook para compartilhar trechos de livros que está lendo e/ou fazer comentários sobre sua leitura.
O Kobo Glo é muito, muito leve! Pra vocês terem ideia, ele é mais leve que meu smartphone e o tamanho dele é ideal para carregar dentro da mochila. Eu nem percebo que ele está lá às vezes de tão discreto que é o aparelho. Sendo leve da forma que é (Apenas 185 gramas!) a leitura nele é extremamente confortável e não cansa seus braços caso você esteja prefira fazer sua leitura deitado no conforto de sua cama.
Não posso terminar esse artigo sem falar da bateria do Kobo Glo. Eu realmente fiquei muito impressionado com a duração da bateria do aparelho. Com um uso normal e sem me conectar à Internet através do aparelho, a minha bateria durou aproximadamente 90 dias! Isso mesmo, foram 90 dias sem espetar o aparelho no carregador! Essa “mágica” se deve ao fato de que, na tecnologia e-ink, a tela não fica “ativa” o tempo inteiro, é como se a tela ligasse na hora de mudar a página de um livro, por exemplo, e desligasse após isso. Acontece que mesmo desligada a tela continua apresentando o último conteúdo que apareceu nela. Isso faz com que a bateria de aparelhos com tecnologia e-ink durem muito mais que aparelhos com tecnologia LCD, que precisam ficar com a tela “ligada” o tempo inteiro consumindo energia.
Se você tem alguma dúvida sobre qual leitor de e-book comprar, aconselho a comprar um Kobo, principalmente se for um Kobo Glo, pois o fato de ele ter essa luz auxiliar para leituras noturna faz toda a diferença!
Aproveito para deixar aqui os links para que você compre o Kobo Glo, que hoje, dia 17 de Fevereiro de 2014, está em promoção na Livraria Cultura. O preço normal do aparelho é R$ 479,00, mas nessa promoção ele está saindo apenas por R$ 249,00… quase metade do preço! A promoção logicamente é por tempo limitado, então corra e adquira logo o seu Kobo Glo nas mais diversas cores!
- Preto – http://oferta.vc/1u4K
- Azul – http://oferta.vc/1u4H
- Pink – http://oferta.vc/1u4I
- Prata – http://oferta.vc/1u4J
Se tiverem qualquer dúvida à respeito do Kobo Glo, basta deixar um comentário que terei o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas, caso eu saiba responder, claro.