Uma das grandes vantagens do WordPress é a completa separação entre conteúdo e visual do site. É muito fácil trocar completamente o visual do site sem ter que alterar praticamente nada no seu conteúdo. O problema é que nessa mudança de visual, quando você troca o tema, as imagens que você enviou utilizando o tema ou os temas antigos acabam ficando com as miniaturas fora do padrão do novo tema instalado. É nessa hora que você nota que aquele tema bonitão que você comprou fica meio fora de esquadro e que somente as imagens novas aparecem certinho no tema, sem quebrar o layout.

Isso acontece porque, ao enviar uma imagem para o WordPress, ele cria várias miniaturas dessa imagem de acordo com as configurações do tema. E não é difícil afirmar que cada tema possui suas configurações e tamanhos de miniaturas personalizados, certo?

É aí que entra o plugin Force Regenerate Thumbnails.

O que esse plugin faz é uma varredura na sua biblioteca de mídias do WordPress e, para cada imagem, ele apaga as miniaturas antigas e cria novas miniaturas de acordo com as configurações do tema atual. O processo é bastante simples de ser executado, porém, pode ser um pouco demorado dependendo da quantidade de imagens que o seu WordPress possui. Ao abrir o link do plugin, aparecerá um aviso dizendo que o plugin não foi atualizado há mais de 2 anos e que não foi testado nas atualizações recentes do WordPress, porém, ele continua funcionando perfeitamente e como não é um plugin de uso contínuo, não deve representar maiores perigos para o seu WordPress.

Para instalar o plugin é o procedimento padrão. Você pode fazer o upload do arquivo compactado ou apenas procurar pelo plugin na busca dentro do próprio WordPress.

Depois de instalado e ativado, você encontra o plugin no menu “Ferramentas” do painel administrativo do WordPress. Clicando em “Force Regenerate Thumbnails” aparecerá uma tela bastante simples e o único botão disponível será o “Recriar todas as miniaturas”. À partir daí o plugin iniciará a recriar as miniaturas uma a uma, apagando as miniaturas antigas e criando as novas. O tempo do processo dependerá da quantidade de imagens em sua galeria. Você pode acompanhar o progresso através da tela do plugin, que mostrará uma barra de porcentagem durante processo inteiro e ainda informará quais miniaturas foram apagadas e quais foram recriadas.

Depois de concluir a recriação das miniaturas, você pode desativar e excluir o plugin, pois o trabalho dele foi concluído e você só precisará dele novamente quando trocar novamente o tema do seu WordPress.

Espero que tenham gostado dessa dica 🙂

Force Regenerate Thumbnails
Force Regenerate Thumbnails
Developer: Pedro Elsner
Price: Free
  • Force Regenerate Thumbnails Screenshot
  • Force Regenerate Thumbnails Screenshot