VoIP – O que é e como funciona

Os tipos de ligação utilizando VoIP

Computador para Computador

VoIP_Computador_para_Comput

Essa forma de VoIP permite a comunicação somente de um computador para o outro utilizando a Internet e geralmente não há tarifas para a utilização deste tipo de ligação, ou seja, aqui a ligação é grátis. Você certamente já conhece esse tipo de ligação pois ela está disponível em programas como o Skype, Gtalk, MSN Messenger e outros. Para efetuar esse tipo de ligação basta que você esteja conectado à Internet e que a pessoa que receberá a ligação tenha instalado em seu computador o mesmo programa que você utiliza para ligar para ela, ou seja, se você vai fazer a ligação utilizando o Skype, a outra pessoa também deve ter o Skype para receber a sua ligação. Também é necessário que você tenha em seu computador microfone e caixas de som ou fones de ouvido, é óbvio que em uma ligação de voz você precisa falar e ouvir o que a outra pessoa está falando.

Computador para Telefones fixos ou Celulares

VoIP_para_telefone

Neste tipo de ligação a conexão sai do seu computador, passa pela Internet até o servidor da empresa que lhe fornece o serviço, este servidor deverá estar ligado à uma rede de telefonia comum (PSTN ou RPTC – Rede Pública de Telefonia Comutada) que então encaminhará a sua ligação para o número desejado. Esse tipo de ligação SEMPRE é tarifado e as tarifas vão variar de operadora para operadora (de VoIP).

Outra forma de fazer ligações e que tem em seu funcionamento o mesmo princípio das ligação de computador para telefones “comuns” é a ligação através de um telefone comum utilizando VoIP para outro telefone comum que não esteja utilizando VoIP.

VoIP_Telefone_para_Telefone

Esse tipo de ligação exige um aparelho especial chamado de ATA – Adaptador para Telefones Analógicos que irá fazer a ponte entre o seu aparelho telefônico comum e a Internet. Geralmente esse aparelho é ligado ao seu telefone e ao seu modem banda larga. Existem algumas variações para o uso de ATA como liga-lo diretamente na central de PABX ou até mesmo alguns telefones que já tem um ATA embutido que devem ser ligados apenas ao roteador banda larga ou switch.

Vamos agora para um dos pontos mais discutidos em relação ao VoIP.

Você pode gostar...