Qualidade de voz nas ligações VoIP

Como eu disse anteriormente, a qualidade de voz está ligada diretamente ao tipo de CODEC utilizado pela sua prestadora de serviços e o seu aparelho ATA ou software no computador. Acontece que existem também outros fatores muito importantes para que você tenha uma boa qualidade de ligação utilizando o seu VoIP:

  • Latência ou Jitter: é o atraso em relação à entrega dos pacotes de voz enviados ou recebidos por você durante uma ligação. Quando você tem uma latência muito grande podem ocorrer vários problemas como atraso na voz (você fala e a pessoa demora a ouvir o que você falou) ou pequenos cortes na ligação, gerando uma voz picotada e, muitas vezes, difícil de entender.
  • Disponibilidade de banda: A disponibilidade de banda pode ser traduzida aqui como a velocidade da sua Internet e a disponibilidade da rede em trafegar os seus pacotes de voz até o destino. Isso significa que não adianta nada você ter uma conexão de 10Mbits se você está fazendo o download de vários arquivos ou até mesmo jogando online com alguém. A sua rede vai ficar congestionada e novamente você vai ter problemas relacionados à latência em sua conexão. Geralmente recomenda-se que, caso você utilize o VoIP profissionalmente, disponha de uma conexão de Internet dedicada a este serviço.

Recomenda-se a utilização de provedores nacionais para o serviço de VoIP por vários motivos que vão desde os motivos legais até os motivos técnicos ligados à latência da conexão. Vamos nos apegar aqui apenas aos motivos técnicos. Se você tem um servidor nacional lhe provendo a sua estrutura de VoIP, logicamente a sua conexão com este provedor será bem mais rápida do que alguém que esteja utilizando serviços Internacionais, isso é explicado devido ao tráfego entre a sua conexão e o servidor que irá gerenciar a sua ligação. Quando utilizamos um servidor estrangeiro, significa que iremos disputar a Internet com grande parte da saída e entrada de dados do país Inteiro o que certamente irá deixar a sua conexão com o servidor VoIP bem mais lenta do que utilizando um serviço nacional.

Existe um teste bastante simples para verificar a latência entre a sua rede interna e a rede do provedor que lhe fornece os serviços de VoIP: basta abrir o prompt de comando e disparar um PING contra o endereço do seu servidor VoIP. Vamos aos passos:

  1. Clique em Iniciar e vá até a caixa “Executar”;
  2. Escreva “cmd” sem aspas e clique em OK;
  3. Aparecerá o prompt de comando do MS-DOS, então digite sem aspas “ping endereçodoseuservidor” onde você deverá substituir “endereçodoseuservidor” pelo endereço de conexão do seu provedor VoIP.

A resposta que você terá será parecida com essa:

Disparando contra seuprovedor.com.br [XXX.XXX.XXX.XXX] com 32 bytes de dados:

Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=72ms TTL=57
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=73ms TTL=57
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=73ms TTL=57
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=109ms TTL=57

Estatísticas do Ping para XXX.XXX.XXX.XXX:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 72ms, Máximo = 109ms, Média = 81ms

Deixei em negrito a parte que importa aqui para nós, que no caso é o tempo de resposta entre a sua conexão e o servidor do seu provedor de serviços VoIP. Para uma boa qualidade nas ligações é recomendável que este tempo médio de resposta esteja sempre abaixo de 100ms, caso contrário você poderá ter problemas de atraso na voz ou até mesmo problemas para ouvir a fala do seu interlocutor.

Caso você esteja utilizando um aparelho ATA é bom verificar se o mesmo possui controle de QoS (Quality of Service). Caso o seu aparelho ATA possua esse controle de QoS ele mesmo irá gerenciar a conexão da sua rede para que a sua ligação VoIP esteja sempre operando no maior padrão de qualidade possível dentro da sua rede. Trocando em miúdos, significa que se o seu ATA possui esse controle, ao iniciar uma chamada utilizando o VoIP e a sua rede esteja, por algum motivo, com um tráfego muito grande, os pacotes de dados do VoIP são priorizados. É como se o tráfego de dados da sua rede ficasse em segundo plano e o VoIP fosse priorizado acima de tudo. Esse recurso é muito útil principalmente em redes compartilhadas como escritórios e casas com vários computadores.

Espero que todos tenham gostado deste artigo e, caso tenham algo a complementar, sintam-se a vontade para deixar suas contribuições nos comentários. Toda contribuição será bem vinda.