VoIP – O que é e como funciona

Vantagens em se utilizar VoIP para as ligações

Como todos nós sabemos, o custo da telefonia no Brasil é um dos mais caros do mundo onde pagamos um absurdo por serviços de baixa qualidade.

A utilização do VoIP tem beneficiado várias pessoas e empresas devido ao seu baixo custo nas ligações. A média de preço de uma ligação VoIP é de R$ 0,11 por minuto a qualquer hora do dia ou da noite. Se compararmos com os preços de ligações DDD esse custo é inferior ao praticado por qualquer operadora caso você não possua um pacote de minutos personalizado. Para as ligações DDI (internacionais) o custo então é drasticamente inferior e, geralmente, a qualidade das ligações em ambos os casos (DDD e DDI) é bem maior.

Juntamente com o preço baixo da ligação, quem opta por utilizar o VoIP também sai lucrando na forma de controle das ligações pois geralmente as assinaturas VoIP são pré-pagas, o que lhe garante um maior controle sobre os gastos. Todas as operadoras fornecem também, assim que a ligação é encerrada, um detalhamento de quanto tempo a ligação durou e qual o valor que você pagou por ela. Dessa forma, acompanhando em tempo real os seus gastos, o seu controle só aumenta e a tendência é que você passe a gastar cada vez menos com ligações evitando ligações desnecessárias.

Para os profissionais liberais e/ou autônomos o VoIP trás também a vantagem de que algumas operadoras de VoIP possuem a facilidade de você ter um número telefônico para receber ligações e, geralmente, esses números podem ser em uma localidade diferente da sua. Eu mesmo possuo clientes em São Paulo, Santa Catarina e Brasília e possuo números telefônicos nessas cidades para que eles me liguem pagando o preço de uma ligação local e eu atendo essas ligações aqui em Caldas Novas – GO, onde moro atualmente.

Veremos nas próximas páginas os tipos de ligação VoIP e como elas funcionam.

Você pode gostar...