Redes de Computadores

Você pode gostar...

  • Pingback: VoIP – O que é e como funciona()

  • Bruno

    Uma pergunta: Quando você diz que roteador é um “.. equipamento responsável por traçar rotas entre duas ou mais redes distintas…”, podemos dizer que “Roteadores permitem a interconexão de segmentos separados de uma mesma rede local.”? Com atenção ao “LOCAL”.

    Muito obrigado.

    • Caro Bruno, na verdade o equipamento responsável por ligar dois segmentos separados de uma rede local seria a Bridge(ou ponte). Há bastante confusão quando se trata de bridge e roteador pois alguns roteadores podem também assumir a função de bridge, mas não são todos os roteadores que trabalham desta forma. Logo, a resposta para a sua pergunta é não, roteadores não foram feitos para ligar dois segmentos de uma rede local, para isso usa-se a bridge.

  • Muito boas suas dicas

    Abraços,
    Ranieri Marinho de Souza
    Segurança da Informação

    http://www.segr.com.br/
    http://blog.segr.com.br/

  • Li atentamente o artigo e o considero muito bem elaborado, no entanto não obtive a resposta para o que procuro e gostaria que alguém que puder me ajudar, faça contato pelo meu email. [email removido]
    Tenho um computador que uso como servidor ftp, ele está conectado a internet com um modem dsl configurado para bridge (pois assim o servidor de ftp funciona). Tenho um outro pc conectado a ele diretamente com uma placa de rede que adicionei nele.
    Agora coloquei um pc para minha filha no quarto dela e gostaria de interliga-lo nessa rede sem ter que mudar o modem para roteador, pois não posso perder o ip visivel na rede.
    PERGUNTA: tem como acrescentar um terceiro pc na rede sem rotear o modem?? como fazer??

    Obrigado a todos que possam me ajudar.

    • Na verdade, o correto seria você rotear o modem e desviar as portas que você precisar para o seu computador que tem o servidor FTP (normalmente porta 21) ou então desviar todas as portas para o computador servidor. De qualquer forma, você poderia colocar um switch ligado à segunda placa de rede do seu computador e ligar os demais computadores ao switch fazendo com que eles se conectem à rede da sua segunda placa utilizando o IP do servidor como gateway da rede.