Onde encontrar imagens grátis para o seu blog ou site

As imagens são muito importantes no seu blog, pois elas, geralmente, fazem parte da composição do layout do seu site além, é claro, de transmitirem de forma direta, uma primeira impressão sobre o conteúdo do seu post. Acredite, um blog sem imagens acaba ficando maçante e nada atrativo para novos visitantes. A grande questão é: Imagens possuem direito de uso e, sendo assim, não é aconselhável que você saia pegando qualquer imagem na Internet para publicar em seu site. Na melhor das hipóteses, você pode acabar em uma saia justa com o dono da imagem e, na pior das hipóteses, pode ser processado por uso indevido de imagem. A solução, então, é a utilização de imagens grátis.

Felizmente existem na Internet alguns repositórios que oferecem imagens livres de copyright ou royalities. Isso significa que, dependendo do conteúdo do seu post, você pode utilizar as imagens livremente ou sob determinadas condições.

Fotografias

O primeiro site que recomendo é o Free Images que, recentemente, mudou de nome. Nos primórdios das interwebs ele era o sxc.ru. Pois bem, nesse banco de imagens, em específico, existem milhares de fotos de fotógrafos profissionais e/ou amadores e, em cada imagem, você encontrará instruções de como pode-se utilizar ou não cada imagem. Algumas, inclusive, precisam de uma autorização expressa do dono da imagem antes de ser utilizada. O próprio site fornece um formulário para que você entre em contato com o proprietário da imagem solicitando a autorização do mesmo.

O segundo site que venho utilizando muito é o Pixabay. Seguindo praticamente a mesma filosofia dos outros sites, no Pixabay, em alguns casos, é necessário que você solicite autorização explícita para o uso de algumas imagens, que também se resolve através de um formulário, geralmente localizado na descrição da imagem.

O último site foi o mais recente que descobri. Ele não possui um acervo tão vasto quanto os demais, porém, as imagens que encontrei lá são de extrema qualidade. Trata-se do Unsplash e vale muito a pena conferir as imagens deste site. As que compõem a imagem de abertura deste artigo, por exemplo, foram todas retiradas de lá.

Uma dica preciosa que vale para todos os sites é, sempre que possível, pesquisar pelas imagens utilizando termos em inglês pois, apesar de existirem alguns fotógrafos brasileiros contribuindo com os repositórios, o inglês é a língua universal.

Se você é um bom fotógrafo, aproveite para colaborar com os respectivos repositórios de imagens, defina seus termos e envie as suas imagens. Nós, péssimos na arte da fotografia, agradecemos a colaboração de todos.

Desenhos e Vetores

Se, além de fotografias, você deseja também utilizar desenhos e vetores nos seus posts, recomendo os seguintes sites:

IconFinder – Este, talvez, seja o mais antigo de todos eles. Possui um acervo bem vasto e, em alguns casos, permite o download da imagem em formato editável ou em vários tamanhos diferentes. Apesar de o nome se referir a ícones, você encontra desenhos de todos os tipos ali e, tendo a possibilidade de editá-los, pode ser um grande aditivo ao seu projeto.

Outro site bastante interessante é o EasyIcon que, também, apesar de ter a referência sobre ícones em seu nome, grande parte das imagens (ou todas elas) estão disponíveis em formato SVG, que é um formato facilmente editável em algum programa de edição de vetores.

A próxima indicação, apesar de não ter um acerto tão grande quanto os anteriores, possui uma grande quantidade de vetores grátis, inclusive alguns que são ótimos para utilizar como backgrounds encaixáveis, aqueles que, quando adicionados repetidamente ao fundo de um site, encaixam-se perfeitamente. Trata-se do 1001 Free Downloads, na parte de vetores grátis.

Dicas importantes para todos os sites

Em todos os sites que citei aqui, tanto nos de fotografia quanto nos de vetores, é bom ficar ligado na hora de escolher as imagens pois eles colocam algumas imagens que não são grátis misturadas às imagens que são realmente grátis. Em todos eles há a opção de mostrar apenas os arquivos grátis, para que não se confunda.

Lembre-se sempre de observar a licença de uso da imagem que você deseja utilizar. Alguns autores permitem a utilização da imagem apenas mediante citação da fonte, outras vezes, pedem um link de volta para o site do autor, outros não permitem derivações, o que significa que você não poderá criar uma outra imagem à partir da imagem principal. Sempre observe os termos de uso dos sites e das imagens específicas.