Acabei de atualizar o WordPress para a sua versão mais recente, a 2.7 codinome Coltrane e a atualização foi muito tranquila utilizando o plugin WordPress Automatic Upgrade que simplesmente automatiza todo o processo de atualização das versões do WordPress.

Para o plugin funcionar, você precisa instalar também o plugin Mainterance Mode, que serve para colocar o blog em estado de “manutenção” enquanto a versão é atualizada.

O plugin WordPress Automatic Upgrade funciona da seguinte forma: ele avisa que existe uma versão mais nova do WordPress e, ao clicar no aviso, você tem a opção de iniciar a atualização do seu blog instantaneamente. Os primeiros passos são os backups dos arquivos e banco de dados do WordPress. Após o backup, você será alertado de que todos os plugins serão desativados, logo em seguida, o blog é colocado em modo de manutenção através do Mainterance Mode, então o próprio plugin WordPress Automatic Upgrade fará o download da versão mais recente disponível no site oficial do WordPress, se encarregará de descompactar e sobrescrever os arquivos necessários para o upgrade. Logo após, você é alertado de que necessita acessar a página de upgrade para efetuar as modificações necessárias no banco de dados do blog e, após essa modificação, todos os plugins são automaticamente reativados e o blog sai do modo de manutenção, permitindo que todos voltem a acessar o seu conteúdo. Feito todo o processo de atualização, aparecerá um link para que você limpe os arquivos temporários gerados pela atualização do seu blog e pronto! Seu blog estará com a versão mais recente do WordPress instalada e sem muita enrolação. Esse plugin é uma mão na roda para as pessoas que não querem correr o risco de fazer besteira ao transferir os arquivos via FTP e, principalmente, para aqueles que possuem uma conexão à Internet mais lenta pois o processo todo não demora mais que 5 minutos e, até agora, não apresentou nenhum erro. Utilizo ele para atualizar o meu WordPress desde a versão 2.3 (ou algo parecido) e nunca tive qualquer problema com as atualizações feitas por ele.

Vale destacar, claro, que ainda não é possível fazer a atualização do WordPress diretamente na língua portuguesa (ou qualquer outra) e que a versão baixada automaticamente pelo plugin é a versão em Inglês. Caso você esteja com a versão em Português do WordPress também poderá fazer a atualização automatica sem problema algum pois o máximo que pode acontecer é você ficar com algumas partes da área administrativa do seu blog em inglês mas assim que a versão em português do WordPress for lançada, você poderá copiar os arquivos pt_BR.po e pt_BR.mo para o diretório “languages” em “wp-content” e seu WordPress voltará a falar português fluentemente.