Redes de Computadores

Redes em Topologia Estrela

Esse é o tipo de rede que conhecemos hoje. O nome “topologia estrela” vem exatamente do formato que uma rede desta tem, que é um concentrador de sinal no meio enviando os sinais da rede para todos os computadores ao redor (conectados) nele.

rede_estrela

Antes que alguém pergunte, não, não é necessário que os computadores fiquem em volta do concentrador (hub ou switch), essa é apenas uma forma de representação de uma rede deste tipo.

As vantagens dessa rede são imensas e começa justamente pela manutenção dele pois, neste caso, se qualquer computador perder a conexão, o restante da rede continua trabalhando normalmente e somente aquele nó da rede fica inoperante. Essa já é uma grande vantagem em relação às redes com cabos coaxiais. Outra vantagem neste tipo de rede é o cabeamento utilizado, pois nesta rede utiliza-se cabos de par trançado ao invés dos cabos coaxiais que são extremamente vulneráveis à interferências externas e possuem apenas 2 vias para para conexão (a malha e o filamento interno).

Com este tipo de rede, começamos a notar a presença de um equipamento bastante conhecido por todos nós, que é o concentrador da rede, mais conhecido como HUB ou Switch. Esse equipamento é o responsável por fazer a conexão entre todos os segmentos da rede e, muitas vezes, é ele quem decidirá a velocidade da rede.

Para interligar os computadores nesta rede deve-se crimpar as duas pontas do cabo da mesma forma, utilizando-se o padrão T568A ou T568B.

Você pode gostar...