Redes de Computadores

Redes com Cabos Coaxiais

As redes de computadores como conhecemos hoje não apareceram assim de uma hora para outra. Houve uma grande evolução ao longo dos anos e, como tudo na informática, continua evoluindo cada vez mais.

As primeiras redes de computadores que eu tive acesso, funcionavam através de um cabo coaxial e conectores tipo BNC (o conector é parecido com o da sua antena parabólica ou antena local) e eram, na melhor das hipóteses, garantia de dor de cabeça. Essas redes funcionavam da seguinte forma: O computador 1 era interligado diretamente ao computador 2 que, por sua vez, transmitia o sinal para o computador 3 e assim sucessivamente até chegar ao último nó ou computador da rede, quando o sinal chegava à este último computador, o sinal voltava passando por todos os computadores e assim se completava a comunicação. Acontece que caso qualquer nó desta rede apresentasse problema e fosse, por qualquer motivo, desconectado da rede, todos os outros computadores ficavam sem conexão pois não havia volta do sinal para garantir a comunicação entre os computadores.  A coisa era mais ou menos assim:

rede_cabos_coaxiais

Note a presença de conectores do tipo T e dos terminadores nas pontas. Note também que o sinal da rede, obrigatoriamente, passava por todos os computadores. Isso significa que se eu quero enviar o sinal do computador 1 para o computador 5, este sinal tem que ser retransmitido pelos computadores 2, 3 e 4. Ineficaz, não?

Além de ineficazes, estas redes eram horrendamente caras, pois naquela época, os componentes eram caríssimos e a manutenção de uma rede desse tipo dava uma trabalheira que vocês nem podem imaginar. Coisa de louco mesmo.

Você pode gostar...