Redes Wireless

redes_wireless

Devido ao seu baixo custo e facilidade na interligação dos equipamentos, as redes Wireless vem se tornando cada vez mais populares em todo o mundo e, juntamente com a sua popularização, temos a sua evolução.

As primeiras redes Wireless funcionavam à velocidade nominal de 11Mbps (onze megabits por segundo) mas hoje é bastante comum a utilização de redes de 54Mbps, que já é uma velocidade razoável para a maioria dos usos desta rede (compartilhamento de conexão de Internet, compartilhamento de impressoras e transferência de pequenos arquivos). Hoje existe também o chamado padrão N para redes Wireless que possui uma velocidade nominal de 540Mbps, o que já é uma grande evolução se considerarmos a velocidade inicial de 11Mbps.

As redes Wireless precisam de uma atenção especial ao serem criadas pois como para essas redes não existe a limitação física dos cabos ela é bastante vulnerável à ataques e invasões. Hoje em dia é bastante comum, principalmente nos grandes centros, encontrar redes wireless totalmente abertas, expondo assim todo o tráfego da rede da casa/empresa para quem quiser enxergar, sem contar também os chamados “roubos de Internet”, onde a pessoa encontra uma rede wireless aberta, se conecta à essa rede e simplesmente começa a navegar na Internet utilizando-se da rede alheia.

Hoje, todos os roteadores wireless possuem a opção de criptografia de sinal com chaves bastante difíceis de quebrar que garantem a integridade da rede e dos dados que nela trafegam. Não é recomendável, em hipótese alguma, deixar uma rede wireless totalmente aberta pois através deste pequeno descuido, você pode deixar a porta aberta para que pessoas utilizem a sua Internet ou até mesmo vasculhe seus arquivos à procura de fotos comprometedoras e publique-as na Internet. Para as empresas então o risco é bem maior pois uma pessoa má intencionada com acesso à sua rede pode lhe roubar informações sigilosas sobre uma empresa ou simplesmente apagar todos os arquivos do servidor da empresa afim de causar prejuízo.