Redes de Computadores

Diferenças entre HUB e Switch

hub_switch Basicamente, podemos dizer que a grande diferença é que o HUB trabalha em modo broadcast, ou seja, toda informação que ele recebe, envia para toda a rede e quem for o dono da informação que se vire para pega-la. Já o switch consegue trabalhar endereçando endereços ethernet. Isso significa que um switch consegue estabelecer uma conexão entre os computadores A e B sem que os outros computadores da rede tomem conhecimento desta conexão.

Devido à forma de trabalhar, o HUB acaba se tornando um equipamento bastante lento para as redes de hoje, pois ao enviar o sinal para todas as estações da rede, ele acaba por entupir a rede com informações desnecessárias além de aumentar bastante o risco de colisão de pacotes de rede, o que faz com que a informação seja retransmitida e, mais uma vez, ocorre mais lentidão na rede e dados desnecessários trafegando.

Hoje em dia podemos dizer que os HUB’s estão em extinção devido à ascensão de um equipamento chamado HUB/Switch que tem o preço similar ao do Switch e possui funcionalidades parecidas.

Estes equipamentos são encontrados em versões de 4 a 24 portas, porém o mais comum é o HUB/Switch de 8 portas.

Você pode gostar...